Inicio > NOTÍCIAS > Conjunto Italage: Mais 115 casas são sorteadas em Itamaraju    
20/12/2014

Conjunto Italage: Mais 115 casas são sorteadas em Itamaraju

Conjunto Italage: Mais 115 casas são sorteadas em Itamaraju

italage2Na manhã da última terça-feira, 16 de dezembro, a sede do Legislativo Municipal de Itamaraju voltou a receber um grande número de pessoas interessadas em acompanhar o sorteio das casas restantes do Conjunto Italage, um residencial implantado no Complexo Liberdade, por intermédio do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, com contrapartida da Prefeitura de Itamaraju.

Nessa segunda etapa, foram sorteadas mais 115 casas para pessoas que tiveram seu cadastro aprovado pela Caixa. As 43 unidades restantes devem ser sorteadas até o dia 22 deste mês. De acordo com o gerente da agência local da CEF, Grimaldo Ferreira Oliveira, a intenção é entregar as residências aos contemplados antes do Natal, “vamos agilizar as vistorias, mesmo que tenhamos que trabalhar aos sábados e domingos, para que essas pessoas possam se mudar para sua nova residência antes do Natal”, disse o gerente.

A secretária municipal de finanças, Lucilene Curvelo, mais uma vez fez questão de deixar claro que desde o início do cadastramento das famílias em 2010, todo o processo foi feito com lisura e transparência, “coube ao município cadastrar as famílias dentro de um perfil estipulado pelo programa, esse cadastro foi feito com total transparência, a relação de cadastrados foi encaminhada para a Caixa e foi ela [Caixa] quem analisou os cadastros e decidiu quais seriam os novos mutuários. Nós fizemos nossa parte, a Caixa fez a parte dela e hoje estamos aqui para sortear entre os contemplados mais essa quantidade de casas”, destacou.

O prefeito de Itamaraju, Manoel Pedro Rodrigues Soares, que também esteve presente, assinalou que foi feito justiça aos que seguiram pelo caminho da legalidade, fizeram seus cadastros e atenderam às exigências da Caixa, “nós precisamos fazer as coisas de forma organizada, até para darmos segurança aos novos moradores do Italage”, pontuou.

O prefeito já manifestou seu ponto de vista em outra ocasião se posicionando contrário às invasões, “nós temos consciência de que muita gente ainda precisa de casa, mas não é com invasão de propriedades alheias que nós vamos resolver esse problema, pelo contrário, com as invasões estaremos criando outro problema, porque as famílias vão morar em locais sem nenhuma infraestrutura, sem água, sem luz, sem esgotamento sanitário e, nós não queremos isso, queremos as pessoas morando em locais descentes”, defendeu.

A prova maior de que o gestor está preocupado com a questão do déficit habitacional do município é a adoção de medidas que visam a implantação de mais 1,6 mil unidades em Itamaraju. “Nossa equipe tem se empenhado no sentido de elaborar projetos voltados para a habitação, e já estamos colhendo os frutos, já está em fase de construção as mil e seis unidades no bairro Bela Vista, e já temos a previsão de início de mais outras 600 casas, tudo isso com doação de área e contrapartida do município, então estamos cumprindo o nosso dever, que é o de buscar soluções para os problemas”, ressalta o prefeito, tranquilizando aos que não foram contemplados no Conjunto Italage, “se tudo correr dentro do que esperamos, vamos entregar mais casas ainda nesse mandato”, assegurou

O evento, que marcou a entrega das 115 casas, contou também com a participação do engenheiro da CPL Construtora Ltda (executora da obra de reforma), Diego Castro de Oliveira Maia e dos vereadores Clemilson Gomes dos Santos –  Kéu de Júlio Martins, Janilton de Souza Dias – Jânio, Mazurkiewicz de Oliveira Ribeiro – Mazuk, e Adriano Pinaffo.

As casas do Conjunto Italage foram construídas com dois quartos, sala, cozinha, banheiro, varanda e área de serviço, além de um espaço para ampliação com 5 metros para frente e para os fundos. Na cobertura foi utilizada telha colonial. A área total da obra é de 96 mil m2, com os terrenos de cada unidade medindo 128 m2 e área construída de 36 m2.

Nilson Chaves

Tags: