Inicio > NOTÍCIAS > ITAMARAJU : Prefeito desmente boatos de renúncia por problemas de saúde    
29/08/2015

ITAMARAJU : Prefeito desmente boatos de renúncia por problemas de saúde

ITAMARAJU : Prefeito desmente boatos de renúncia por problemas de saúde

Um boato de que o estado de saúde do prefeito de Itamaraju teria se agravado e que o mesmo já havia tomado à decisão de renunciar ao cargo, tem tomado as redes sociais. Entretanto, o estado de saúde de Manoel Pedro não é tão grave como os bochichos sugerem, e, ele também não pensa em renunciar.

Apesar de ter tido uma indisposição há 15 dias ocasionado principalmente por conta da entrega do gestor ao trabalho de forma incondicional, Manoel Pedro Rodrigues Soares demonstrou muita disposição ao receber nossa equipe em sua residência no Bairro Furlan no final da tarde desta quinta-feira (27/08). Durante uma conversa rápida, na varanda de sua casa, Manoel Pedro fez questão de esclarecer o ocorrido, desmentindo que tenha saído do estado, como foi dito no boato.

Segundo o prefeito, o que ele teve foi normal, em se tratando de uma pessoa com sua idade e que vem de uma cirurgia cardíaca. Ele não admite, mas costuma ser dedicado ao extremo, se envolve em demasia com os problemas do município, quer sempre estar a par de tudo o que acontece. Por conta disso, se torna cotidiano sair de sua residência muito cedo, por volta das 5 horas da manhã e só retornar para almoçar por volta das 16 horas, o que não é um hábito saudável nem para pessoas em tenra idade.

Por conta disso, Manoel Pedro foi aconselhado a respeitar os horários determinados para as refeições e tirar o pé do acelerador. Foi orientado também a evitar conflitos e situações de estresse extremo. Quando foi operado em junho de 2014, havia a necessidade de 60 a 90 dias de repouso, mas Pedro voltou à ativa 21 dias depois. “Voltei e fui trabalhar, paralelo a isso ainda fui para uma campanha política, de lá para cá não parei mais”, conta, não escondendo que foi movido pelo ímpeto de querer se envolver na solução dos problemas. Esse fator pode ter contado para a indisposição ocorrida há duas semanas.

O que de fato aconteceu

Há cerca de duas semanas, o prefeito Manoel Pedro teve uma indisposição, foi levado numa sexta-feira para Teixeira de Freitas onde fez alguns exames, foi medicado, liberado e orientado a voltar na segunda-feira. Quando retornou, os médicos, já com os resultados dos exames em mãos, pediram ao prefeito que ele se mantivesse internado para uma avaliação mais profunda. Os profissionais então chegaram à conclusão que o prefeito está tendo rotina incompatível com os cuidados que precisam ser observados, sendo orientado a diminuir o ritmo.

Por isso, Pedro não tem atendido na Prefeitura como de costume, está despachando de sua residência e não está ainda em condição de se dedicar a 100% da demanda das pessoas que o procuram, “já estou trabalhando, daqui de casa mesmo, para que a alimentação e os medicamentos sejam administrados nos horários certos, mas faço minhas diligências todos os dias”, brinca o prefeito, ao afirmar que não deixou de percorrer várias ruas da cidade nas primeiras horas do dia. Na casa dele se reúne com seus secretários para delegar as responsabilidades e cobrar os resultados.

Manoel Pedro informou que deve voltar a Belo Horizonte, ao mesmo hospital onde foi feita a cirurgia, para fazer exames de acompanhamento, “são exames de rotina que deveriam ter sido feitos logo depois da cirurgia e que eu não fui fazer”, conta, enfatizando que tem se poupado, até porque esse é o momento de especulação política, tendo em vista que estamos às vésperas de ano eleitoral. E por falar nisso, o prefeito aproveitou para afirmar que seu grupo ainda não definiu o nome para as eleições municipais de 2016, “orientei aos que querem ser candidato que continuem trabalhando porque no momento certo nós vamos nos reunir, vamos fazer uma pesquisa, e aquele que tiver as melhores condições será o candidato”, esclarece.

Pedro afirmou que vai continuar trabalhando para concluir o mandato, falou de obras que virão para Itamaraju, e disse acreditar que parte dessas obras ainda devem ser iniciadas este ano, principalmente as advindas das emendas parlamentares do Deputado Federal Paulo Magalhães que aguardam a liberação dos recursos para início.

Durante a entrevista o gestor falou também dos impactos da crise no município, destacando que as medidas adotadas por sua gestão, principalmente a decisão de não realizar duas festas de São João foram acertadas, haja vista que as contas estão todas em dia e os serviços essenciais estão garantidos, mesmo com a queda na arrecadação. “Eu não vou realizar um evento para me engrandecer e deixar o município com as finanças comprometidas”, defende, comemorando o fato de o município ter sido um dos poucos que conseguiu antecipar 50% do 13º dos servidores da Educação.

Desmentindo a informação de tenha deixado o estado, o prefeito deixou uma mensagem à população de Itamaraju, “estou firme, me dedicando nessa recuperação para continuar trabalhando de forma incansável até o último dia do meu mandato, tem muito ainda para ser feito e vamos nos empenhar para que tudo seja feito da melhor forma possível”, conclui.

Por Nilson Chaves

Tags: