Laticínio Veneza será implantado em Itamaraju
Siga-nos no twitter: @sitezipix
O município de Itamaraju que possui o maior rebanho bovino da Bahia e a maior bacia leiteira do Estado poderá contar, finalmente, com um laticínio de grande porte em seu território. Depois de muitas rodadas de negociações, que se estenderam por vários meses, a Cooperativa Agropecuária do Norte do Espírito Santo, que fabrica e comercializa os produtos da marca Veneza -, “fechou questão” e decidiu implantar uma unidade fabril em Itamaraju.
O entendimento definitivo entre as partes ocorreu na semana passada, quando os diretores da empresa, em visita à cidade pela terceira vez, trouxeram a deliberação favorável da diretoria pela proposta formulada pelo prefeito Manoel Pedro Rodrigues Soares, o “Pedro da Campineira” (PSD), quanto à localização do empreendimento e os diversos incentivos e vantagens oferecidos.
Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais do Extremo Sul da Bahia, Everaldo Santos Melo, trata-se de uma excelente notícia para os pequenos e grandes produtores rurais de Itamaraju, uma vez que eles passarão a contar com um elo fundamental da cadeia produtiva do leite, que é a indústria, setor primordial no processo de agregação de valor ao produto.
“Esse era um dos grandes objetivos de minha gestão, a de fortalecer o arranjo produtivo do leite de nosso município. Com a Vezena, com certeza, estamos dando um passo importante nessa direção, principalmente por se tratar de uma empresa séria, de muita tradição, que valoriza e apóia o produtor”, afirmou o prefeito Pedro da Campineira.
Com mais de 2,4 mil clientes, espalhados pelo Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Pará, a Veneza, fundada em 1953, atualmente é uma das maiores produtoras de queijo do Brasil. Processando, diariamente, cerca de 260 mil litros de leite, conta com mais de 1.500 cooperados, além de empregar cerca de 450 pessoas diretamente e mais de 5 mil indiretamente. Cerca de 60% da produção – que é de 200 toneladas de produtos por semana, vem para a Bahia e o nordeste, razão pela qual a empresa optou por sua expansão para o território baiano. Os produtos Veneza existem desde 1953 e a marca é pioneira no país com os produtos de queijos, manteiga, requeijão, doce de leite, bebidas lácteas, leite em pó, leite UHT e Iogurte.
Principais negociadores da Prefeitura Municipal, o secretário de Governo Luciano Porto, e a secretária de Agricultura Solange Chagas, comemoraram o resultado do trabalho de convencimento do grupo. “A Veneza tinha varias opções. Mas, diante do potencial do município, com sua enorme produção diária de leite, a empresa fez essa opção, que para nós é motivo de muita alegria”, ressaltou Solange Chagas.
Para o secretário Municipal de Governo, advogado Luciano Porto, o diálogo franco e aberto e os incentivos oferecidos foram determinantes. Mas, sem a participação nas negociações do Sindicato dos Produtores Rurais do Extremo Sul da Bahia, com sede regional em Itamaraju, através do seu presidente Everaldo Santos Melo, as dificuldades na captação do empreendimento seriam muito maiores. “A Veneza, na verdade, é uma cooperativa, alias uma das principais do Espírito Santo, consolidada no mercado brasileiro, com uma gestão excepcional e uma história de mais de 60 anos. Basta dizer que sua receita anual é de R$ 108 milhões. Sem o apoio e a parceria com outra entidade associativa de respaldo, como é o Sindicato dos Produtores Rurais, realmente seria tudo mais difícil”, ponderou Luciano Porto.
Por Athylla Borborema