Pedro da Campineira inicia maratona política em Itamaraju
As ruas de Itamaraju receberam no final da tarde desta sexta-feira (22/08/14), uma verdadeira multidão, com homens – mulheres – jovens e adultos, demonstrando demasiado entusiasmo, mas que isso, engajamento num propósito, o de eleger os candidatos apoiados pelo prefeito Manoel Pedro Rodrigues Soares (PSD), os candidatos Robério Oliveira a Deputado Estual e Paulo Magalhães Deputado Federal (este em campanha de reeleição).
A multidão caminhou do bairro Santo Antônio do Monte até a região central da cidade, passando pelo comércio. A frente da caminhada, o prefeito, o vice-prefeito Luiz Mário, vários secretários municipais e vereadores. O destino da caminhada foi o comitê da campanha, localizado na Avenida Brasil, inaugurado no mesmo dia.
O vice-prefeito Luiz Mário, fez questão de se defender dos ataques sofridos em palanques adversários, mas se concentrou em destacar a atuação de um velho amigo em prol do povo de Itamaraju, o deputado Federal Paulo Magalhães. “Foram suas emendas que proporcionaram a pavimentação do bairro Jaqueira e estão proporcionando as pavimentações dos bairros Liberdade e Canaã”, destacou.
Paulo Magalhães, o deputado que tem uma ligação de mais de 20 anos com o município de Itamaraju, também fez questão de relembrar o início de sua trajetória em terras itamarajuenses, na década de 90, quando esteve aqui acompanhado do saudoso deputado federal Luis Eduardo Magalhães. A primeira grande obra trazida para o município foi a construção da ponte que liga a Cidade Baixo ao bairro Várzea Alegre. Na ocasião, a ponte de madeira de tão velha já havia caído e o povo da Várzea Alegre ficava sem ligação com o centro mais próximo.
A solenidade de inauguração foi encerrada com o pronunciamento do prefeito Manoel Pedro, que deixou claro que, a partir de agora, até o dia 5 de outubro, ele, seu grupo político, seus amigos e o povo do município que administra vão se empenhar em prol da eleição de Paulo Magalhães para Deputado Federal e Robério Oliveira para Deputado Estadual.
Após esta caminhada secretários municipais, vereadores, amigos, o prefeito de Itamaraju, Manoel Pedro Rodrigues Soares, inaugurou já a noite, o comitê do candidato à governador do Estado da Bahia, Paulo Souto. A inauguração só confirmou o que já havia sido divulgado, Manoel Pedro vai mesmo apoiar o candidato de oposição ao Governo do Estado. Descerraram a fita na inauguração, o prefeito Manoel Pedro e a secretária Municipal de Finanças, Lucilene Curvelo, coordenadora da campanha de Paulo Souto em Itamaraju.
Apesar de ter sido atacado veementemente por partidários do atual governador do estado, Manoel Pedro afirmou durante a inauguração do comitê que a sua decisão não representa uma traição, pois foi tomada e anunciada, “a partir do momento que resolvi apoiar Paulo Souto, fiz questão de que todos tomassem conhecimento, não escondi nada de ninguém, muito menos fiz como alguns políticos conhecidos em Itamaraju que estão em cima do muro, só aguardando o resultado da eleição, porque sabem que se qualquer um dos dois vencerem, ele estará garantido”, alfinetou.
Manoel Pedro mais uma vez justificou sua saída da base aliada do Governo da Bahia por conta dos inúmeros compromissos feitos pelo atual governador e não cumpridos. “Eu penso como o meu povo pensa, se um determinado político não faz nada por uma cidade o povo troca ele por outro e foi isso que aconteceu, ele [Jaques Wagner] não cumpriu com o que prometeu e agora está colhendo o que plantou, estou apenas sendo justo com ele, porque traidores são eles, eles traíram a esperança do nosso povo, por isso vão ter o que merecem”, declarou.
Pedro não detalhou, mas seu descontentamento ocorre por conta dos compromissos firmados pelo Governo do Estado em investir no Hospital Municipal de Itamaraju e também na implantação da Delfa. Os equipamentos prometidos por Wagner para o HMI até hoje não chegaram e os recursos conveniados para implantação da Delfa não foram repassados em sua totalidade, por isso a obra parou. O que cabia ao município como contrapartida na implantação da indústria, o trabalho de terraplanagem, foi feito em tempo recorde.
Manoel Pedro levou uma lista de demandas para o candidato oposicionista e acabou extremamente satisfeito com o que ouviu de Souto. Tudo isso, somado, motivou o prefeito a decidir cortar relações em definitivo com o governador e com o seu partido e seguir por um novo caminho, um caminho que, segundo Manoel Pedro, deve trazer muitas conquistas para Itamaraju.
Por Nilson Chaves