Itamaraju: Parabéns pelos 53 anos
Hoje é uma data muito especial para a região do extremo sul da Bahia, pois hoje a bela cidade de Itamaraju comemora 53 anos de emancipação política que aconteceu em 1961, se desmembrando de Prado-BA e hoje possui o maior território do extremo sul baiano com 2.580 km².
Pedras (Ita) e Matas (Mara) às margens do majestoso Jucuruçu (Ju), o atual município nasceu de um povoado denominado Dois Irmãos, em louvor aos santos padroeiros Cosme e Damião.
Tinha uma pequena rua tortuosa (atual 5 de Outubro) e com não mais de 150 casas, inclusive barracos, na sua maioria construídos de taipa.
Os cidadãos itamarajuenses, em rápidos depoimentos ao site Zipix disseram que esta é uma data especial, devido a grande importância que o município tem não só para a região, mas também para toda extensão territorial da Bahia, e aqueles mesmo sem serem filhos da terra (como dizem os moradores mais antigos), sentem-se acolhidos e felizes nesta cidade.
Um pouco da história de Itamaraju
Em 1860, antigas aldeias de índios pataxós atraíram diversos exploradores para a atividade de extração, facilitada pelo acesso através do Rio Jucuruçu. Por volta de 1895 foi formado um povoado denominado de Arraial Dois Irmãos.
Durante a Guerra do Paraguai, ali se esconderam alguns desertores, levando a localidade a receber o topônimo de Escondido.
O café tornou-se a principal fonte de produção do Arraial, o que causou o aumento da população, estabelecimento de armazéns de compra de café e outros cereais e a venda de gêneros variados como querosene, sal, tecidos, ferramentas.
Com a abertura de estradas, a cidade prosperou. Em 1961, foi elevado a município, desmembrando-se de Prado e recebendo o nome de Itamaraju.
O site Zipix é muito grato por fazer parte da história desta cidade, e deseja um “Feliz Aniversário” repleto de alegria a cidade de Itamaraju e seus munícipes.