Inicio > NOTÍCIAS > Itamaraju: Após exoneração da Sec. de Agricultura, Solange Chagas volta a compor quadro de secretários    
12/11/2014

Itamaraju: Após exoneração da Sec. de Agricultura, Solange Chagas volta a compor quadro de secretários

Itamaraju: Após exoneração da Sec. de Agricultura, Solange Chagas volta a compor quadro de secretários

chagasA pedagoga Solange Chagas dos Santos, exonerada da titularidade da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural por intermédio do Decreto 506/2014 no último dia 31 de outubro, pelo prefeito Manoel Pedro Rodrigues Soares, o “Pedro da Campineira” (PSD), foi nomeada para a titularidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Itamaraju.

A informação dando conta que Solange Chagas permaneceria no governo Campineira foi dada pela secretária Municipal de Finanças e Fazenda Pública de Itamaraju, Lucilene Curvelo. Conforme Lucilene Curvelo a figura de Solange Chagas representa as principais características da seriedade e competência no trato com a coisa pública. “É uma pessoa extremamente competente e dedicada em solucionar os problemas com os quais se depara”, destaca Curvelo.

Já o prefeito Pedro da Campineira disse que Chagas “é uma mulher batalhadora incansável e muito responsável”, por isso, “não pode deixar minha equipe”, disse rechaçando qualquer possibilidade de Solange sair do seu governo. Lucilene Curvelo explicou que Solange Chagas foi exonerada do antigo cargo para assumir a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, e, sua nomeação para o novo cargo foi assinada pelo prefeito no mesmo dia da exoneração, no entanto, por um problema operacional no sistema eletrônico a publicação só foi possível no quadro de editais e no Portal da Prefeitura (Decreto 522/2014) na semana seguinte.

A nova secretária Municipal do Meio Ambiente e Turismo é servidora pública de Itamaraju desde 1988, quando iniciou sua carreira no magistério do município lecionando numa Escola do Assentamento de Reforma Agrária Corte Grande, onde lhe possibilitou seu ingresso no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), onde militou por 20 anos. Solange Chagas é formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), licenciada em História pela Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia (FTC) e pós-graduada em Educação no Campo pela Universidade de Brasília (UnB).

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo foi criada na primeira gestão do prefeito Pedro da Campineira , que garantiu o apoio necessário para a criação do novo Código Ambiental e para implantação do Conselho Municipal de Meio Ambiente. A secretária de Finanças, Lucilene Curvelo, lembra que depois de criada, o município realizou concurso público e deu posse aos novos servidores.

Atualmente a pasta é devidamente munida de operários necessários, tais como: analistas ambientais, biólogos, agrônomos, veterinários, educadores e fiscais ambientais. Cuja estrutura já foi resultante do alcance do nível máximo (Nível 3) na emissão do licenciamento ambiental. “Poucos municípios do interior do Estado possuem essa condição”, defende Curvelo. Já a nova titular do Meio Ambiente enfatiza que apenas os licenciamentos para revendas de gás e lava-jatos não podem ser feitos pelo município.

De acordo com Solange Chagas, isso ocorre devido a uma Resolução do Conselho Estadual de Meio Ambiente que determina que apenas o Estado possa emitir tais licenças. A nova secretária prometeu empenho no sentido de garantir ao município de Itamaraju também a condição de emitir essas licenças e evitar os transtornos causados aos empreendedores desses dois ramos. (Por Nilson Chaves).

Tags: