Câmara Legislativa de Itamaraju tem nova mesa diretora
Na manhã desta quinta-feira (11), parte dos parlamentares da Câmara Legislativa de Itamaraju voltou se reunir ainda sob a presidência do vereador Rubens Cleudes de Jesus Neves.
A sessão foi de caráter extraordinário visto que na última terça-feira (09), que seria a última sessão do ano com a eleição da nova mesa diretora, no entanto não foi possível encerrar todos os trabalhos devido ao ring de vale-tudo realizado na “Casa do Povo”, no momento da escrutinação dos votos.
Na sessão do dia (09), oito vereadores encerraram a sessão, todos pertencentes da chapa de oposição (Independência Legislativa) encabeçada como presidente Francisco Carlos Barbosa da Silva, o “Chico do Hotel” (PP), vice-presidente Leandro Almeida Lopes, o “Léo Lopes” (PPS), 1º secretário Osvaldo Silveira Rocha, o “Valzão” (PT) e 2º secretário Evandro de Jesus Deocleciano, o “Evandro Enfermeiro” (PHS), que concorria para eleição da nova mesa diretora para o biênio 2015/2016.
Nesta sessão de hoje (11), compareceram somente oito vereadores, de acordo informações a vereadora Joscélia de Souza, a “Ju” (PT) justificou sua ausência por está em viagem ao Estado de São Paulo, outros seis vereadores não compareceram, embora, segundo a presidência do Poder Legislativo, todos os vereadores foram comunicados oficialmente e publicamente sobre a sessão plenária de hoje.
Na ocasião os vereadores aprovaram por unanimidade a LOA – Lei Orçamentária Anual para a gestão municipal do ano de 2015 que compreende o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo poder público; o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto; o orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo poder público.
Não era de se estranhar que somente uma única chapa seria apresentada hoje para concorrer à eleição da nova mesa diretora, (Por um Legislativo Forte) composta pelo vereador Sérgio Luiz da Silva Pita (PSD) como presidente, vice-presidente o vereador Clemilson Gomes dos Santos, o “Kéu de Júlio Martins” (PP), 1º secretário o vereador Evandro de Jesus, o “Evandro Enfermeiro” (PHS) e 2º secretário o vereador Janilton de Souza Dias, o “Jânio de Dal” (PC do B). Com a nova eleição, a chapa do vereador Luiz Pita venceu por oito votos a zero.
Fato curioso é que o mesmo vereador Evandro Enfermeiro na última sessão do dia (09) apoiou incondicionalmente a chapa de oposição (Independência Legislativa), e hoje apoio a chapa (Por um Legislativo Forte). Estranhamente foi que na ocasião do dia (09), o vereador pareceu não saber o nome da chapa que estava apoiando e parecia meio confuso naquele momento.
No transcorrer da sessão o presidente Rubens do Hospital recebeu um oficio do advogado da chapa opositora da sessão não concluída no último dia 9, recomendando a presidência que não realizasse a sessão de hoje (11), até que uma interpelação judicial protocolada na Vara Cível da Comarca não fosse julgada. Mas o presidente alegando que a sessão já estava em pleno andamento e com totais poderes regimentais de continuar presidindo a sessão, ele manteve a sua deliberação legislativa até o final.
Com esta reviravolta a Câmara está constituída por duas novas mesas diretoras, as duas chapas alegam terem vencido de forma justa e democrática, e não se sabe quem irá substituir à última mesa diretora.
Com informações do Teixeira News