Inicio > NOTÍCIAS > IFBA: Reunião debate implantação da instituição em Itamaraju    
17/12/2014

IFBA: Reunião debate implantação da instituição em Itamaraju

IFBA: Reunião debate implantação da instituição em Itamaraju

ifba 15 12 14 (4)Numa reunião ocorrida na manhã desta segunda-feira (15/12) na sala de reuniões do Centro Administrativo de Itamaraju (CEADI), foi dado um importante passo para garantir a implantação de um Núcleo Avançado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, no município. O encontro também serviu para esclarecer alguns pontos obscuros sobre a implantação do Instituto em Itamaraju.

Participaram da reunião as secretárias Lucilene Curvelo (Finanças) e Dilce Moura (Educação); os vereadores Jose Antônio Sousa Portugal (PT) e Mazurkiewicz de Oliveira Ribeiro (PV); representantes da CDL, Movimento Estudantil, Sindicatos e professores. Durante a reunião a secretária municipal de Educação deixou claro que, ao contrário do que foi amplamente difundido por alguns veículos de comunicação, a Prefeitura e sua Secretaria entraram em contato com o IFBA, mas sem que o instituto desse uma resposta. (Clique aqui e saiba como iniciou o projeto de implantação.)

Dilce Moura explicou que sua Secretaria encaminhou para a diretoria do IFBA, no mês de maio, uma minuta de um convênio que deveria ser assinado pelo reitor da instituição e pelo Prefeito de Itamaraju, para que o município então pudesse executar a reforma, “enviamos a minuta, mas não recebemos nenhuma resposta, tentamos contato para resolver o problema, mas fomos informados de que houve mudança na reitoria do Instituto, isso prejudicou o processo”, explica.

Já Lucilene Curvelo, deixou claro que o atual gestor já autorizou a reforma do prédio cedido para implantação do IFBA, “infelizmente, por questões legais, nós fomos impossibilitados de realizar a obra de reforma exigida pelo Instituto. Enquanto não houver um convênio assinado a Prefeitura não pode fazer nada, mas assim que o convênio for firmado a obra começa”, garantiu a secretária de Finanças.

Para Lucilene, a mudança no comando do IFBA pode ter prejudicado a comunicação, “nós enviamos a minuta do convênio para eles no mês de maio e não tivemos resposta”, relata. A minuta a qual Lucilene se refere foi encaminhada para Gonçalo Matos de Carvalho, assistente da Pró-reitoria de Extensão à época. E a mudança na gestão do Instituto aconteceu no último mês de agosto, quando o professor Renato da Anunciação Filho foi empossado reitor da instituição, ocupando o lugar da professora Aurina Oliveira, que ficou à frente da reitoria por oito anos.

Lucilene recordou a postura pró-IFBA do atual gestor, destacando que o município se dispôs a doar uma área nas proximidades da Polícia Federal para implantação do Instituto. Depois, dada à necessidade mais urgente, foi cedido um prédio para abrigar o IFBA, e, agora, mais uma vez o município se mostra disposto a colaborar realizando a obra de reforma do prédio. “A obra só não aconteceu ainda por conta do convênio que não foi assinado”, volta a bater na tecla a titular das Finanças do município de Itamaraju.

Durante a reunião, o vereador Antônio Portugal entrou em contato por telefone com o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional           e Infraestrutura, Anilson Roberto Cerqueira Gomes, que estava em Porto Seguro e pediu que o representante da instituição conversasse com a secretária de Finanças. Lucilene informou que havia enviado a minuta e não havia obtido resposta. Ela também fez questão de torna-lo ciente de que a obra de reforma só está esperando a assinatura do convênio para acontecer. O pró-reitor informou à secretária que ela pudesse encaminhar o convênio, já assinado pelo prefeito, para o senhor Edmilson dos Santos Pinto, chefe de gabinete da Reitoria. A conversa de Lucilene com o pró-reitor foi acompanhada por todos que estavam à mesa de reunião.

De acordo com a secretária de Finanças, o novo documento, assinado pelo prefeito, será encaminhado o mais breve possível para Salvador, até porque a partir do dia 20 as repartições municipais e estaduais entram em recesso, “seria bom que a gente conseguisse resolver isso antes dessa data”, conclui Curvelo.

 Por Nilson chaves/Cocobongo