Gabriel Medina é campeão do Circuito Mundial de Surfe
O Havaí se tornou Brasil neste fim de ano graças a Gabriel Medina, em Pipeline a comemoração do título mundial foi bastante festeja, com um desempenho alinhado com a boa fase do atleta na onda mais famosa do mundo.
Medina entrou para história do esporte, pois, foi primeiro brasileiro a conquistar o título do Circuito Mundial de Surfe (WCT). Ele chegou à ilha americana como líder do ranking da ASP (Associação dos Surfistas Profissionais), assegurou a conquista depois que o também brasileiro Alejo Muniz bateu o australiano Mick Fanning na repescagem (quinto round) por 6,53 a 2,84.
Na decisão, porém, perdeu para o australiano Julian Wilson (19,63 a 19,20), que de quebra também acabou ficando com o título da Tríplice Coroa Havaiana (Haleiwa, Sunset e Pipe Masters).
Com o título mundial, Gabriel Medina desbancou – além de Fanning – também o astro Kelly Slater, dono de 11 títulos, que acabou sendo eliminado da etapa ainda no terceiro round pelo mesmo Alejo Muniz.
Aos 20 anos (completará 21 no dia 22 de dezembro), Medina se iguala a Slater como o mais jovem a conquistar um título mundial.
Além disso, obtém outros feitos importantes. É o primeiro sul-americano na era do profissionalismo a levar a taça e apenas o terceiro nascido fora dos Estados Unidos, Austrália e Havaí a conseguir tal façanha. Os outros haviam sido o sul-africano Shaun Tomson (na IPS, em 1977) e o britânico Martin Potter (já pela ASP em 1989).
Fonte: Uol Esportes