Athylla Borborema recebe medalha do Pacto Global da ONU
O jornalista Athylla Borborema, um dos profissionais de imprensa mais premiado da sua geração no Estado da Bahia, acaba de ser reconhecido como personalidade legítima defensora da paz ao receber a mais alta honraria do Pacto Global da ONU. Athylla Borborema foi homenageado com a “Medalha Centenária do Inicio da 1ª Guerra Mundial – Um Tributo aos Defensores da Paz”.
A cerimônia de entrega da honraria aos homenageados ocorreu no dia 12 de dezembro de 2014, na cidade do Rio de Janeiro. Na data da entrega, Athylla Borborema foi representado no evento pelo festejado poeta Almir Zarfeg, porque naquele mesmo dia se encontrava em uma amostra literária em Salvador, onde lançou o seu 3º livro “O Inimigo Agora é Outro”. E somente nesta terça-feira (27/01), o jornalista recebeu em mãos a honraria.
A homenagem se deu pelo trabalho jornalístico desenvolvido por Athylla Borborema em favor dos movimentos sociais, culturais e educacionais e, especialmente pela sua participação anual na campanha de natal educativa em favor de crianças pobres do Brasil sob a liderança das entidades acadêmicas signatárias do Pacto Global. E também pela sua direção a frente dos mais de 100 projetos culturais em desenvolvimento na Bahia em favor das comunidades rurais quilombolas por intermédio da Fundação Mamãe África de Caravelas, da qual é presidente pela segunda vez, entidade chancelada pela Universidade de Brasília (UnB) e regida pelo Ministério Público do Estado da Bahia.
A “Medalha Centenária do Inicio da 1ª Guerra Mundial – Um Tributo aos Defensores da Paz” concedida ao jornalista Athylla Borborema foi outorgada pelo Conselho Internacional dos Acadêmicos de Ciências Letras e Artes, Instituto Comnène Palaíologos de Educação e Cultura, e Ministério da Cultura do Brasil com a chancela do Pacto Global da ONU – Organização das Nações Unidas.