Nova presidência e incessantes debates marcam a primeira sessão do ano
O período de descanso acabou para Câmara Legislativa de Itamaraju, que voltou a sua rotina de trabalhos neste ano de 2015 com algumas mudanças, a mais relevante é a nova mesa diretora que seguiu fielmente o regime interno da casa.
Na primeira sessão ordinária do ano começou com um atraso de quase uma hora, tendo doze das quinze cadeiras ocupadas na manhã desta terça-feira (24/02), sob a presidência interina do vereador Leandro Almeida Lopes, o “Léo Lopes” (PPS), pois, o atual presidente Francisco Carlos Barbosa da Silva, o “Chico do Hotel” (PP) se encontra de licença médica.
O retorno dos trabalhos foi de muitos debates e certa cordialidade nesta primeira sessão entre os vereadores da situação e oposição. Dentre as discussões esteve em pauta o retorno das sessões para o horário das 19h:00min da noite, mas que não entrou em votação devido alguns parlamentares pedir mais tempo para discutir com calma este quesito.
Quando Léo Lopes explanou sobre a mudança, logo o ex-presidente Rubens do Hospital foi o primeiro a pedir que adiasse a votação e pediu um tempo para que a questão fosse discutida sem pressa entre os vereadores. Está decisão ainda teve o apoio dos vereadores Valzão e Luis Pita.
Outro ponto bem discutido foi a greve dos professores, onde vereador Valzão disse que ficaria do lado das crianças que são as mais prejudicadas com a falta de aulas. O mesmo junto com Luis Pita pediu que o executivo e o sindicato (APLP) resolvessem a situação o quanto antes.
Já o vereador Clemilson Gomes dos Santos, o “Kéu de Júlio” Martins falou que duas escolas no Bairro Várzea Alegre estava funcionando normalmente, e afirmou que o município está em dias com folha de pagamento do setor educacional.
Os vereadores José Antônio Sousa Portugal e Paulo Vitor Moreira Costa ambos do (PT) teceram duras críticas a atual gestão municipal, cobrando mais melhorias para cidade.
No entanto o clima esquentou quando o vereador José Augusto Santos Brito, o “Zé do Bolo” criticou as atuações do Poder Executivo e disse que já fez parte da base aliada deste governo e abandonou a sua base de apoio por causa da desconfiança de crimes de corrupção na administração. Kéu de Júlio Martins da base aliada do governo em contrapartida respondeu o colega vereador e disse que o mesmo não tinha provas de nenhuma denúncia, das quais estava dizendo.
Ao término da sessão o presidente em exercício Leandro Almeida Lopes, o “Léo Lopes” disse que apesar das divergências de ideias entre os parlamentares tudo transcorreu bem e que o povo deve ser sempre o mais beneficiado a partir destes debates em prol do município.
A próxima sessão da Câmara de Vereadores de Itamaraju, será realizada na próxima terça feira (3) as 9h, quando será votado a mudança de horário das sessões.