Itamaraju: Profissionais da saúde recebem capacitação
Agentes de saúde e técnicos de enfermagem que trabalham nos postos médicos de Itamaraju finalizaram nesta sexta-feira (12), nas dependências da Facisa/Cesesb um curso de capacitação promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz.
“Formação em saúde mental, crack, álcool e outras drogas” foi o nome intitulado do curso, onde os participantes divididos em cinco equipes participaram de cinco encontros distribuídos em semanas subsequentes.
O curso teve por objetivo qualificar e potencializar as ações de cuidados em relação a pacientes com dificuldades mentais, usuários de crack e outras drogas do município, através de slides e palestras, incentivando o trabalho em equipe.
De acordo Telma Alves da Silva tutora do curso, espera-se que tenha sido bastante produtivo esta qualificação, visto que os agentes comunitários estão mais próximos das pessoas que precisam de ajuda, e poder relatar os casos as equipes de saúde da família.
“Temos a tendência de marginalizar usuários de álcool e drogas, no entanto está ação seja educativa ou de atenção integral aos pacientes, comumente são transferidas a outros instrumentos da saúde, quando na verdade o cuidado se inicia na atenção básica” completou Telma.
Irismar Santana conselheiro do Conselho Tutelar local, também participou do curso explicando um pouco mais sobre o Conselho Tutelar e sua área de atuação, que também atua em prol da saúde de Itamaraju.
Os participantes também puderam conhecer mais o Nasf (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) que é uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que se constitui como apoio especializado na Atenção Básica, mas não é ambulatório de especialidades ou serviço hospitalar.