Inicio > DESTAQUE, NOTÍCIAS > Itamaraju: Recebimento itinerante de embalagens de agrotóxicos    
24/03/2015

Itamaraju: Recebimento itinerante de embalagens de agrotóxicos

Itamaraju: Recebimento itinerante de embalagens de agrotóxicos

Nesta terça e quarta-feira (24 e 25), Itamaraju está recebendo a coleta itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos. A ação está sendo realizada pela Associação dos Revendedores de Insumos Agrícolas do Sul da Bahia (ARISBA), Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) e Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) com apoio da Prefeitura Municipal.

DSC00888

O recebimento itinerante é uma modalidade temporária de coleta de embalagens vazias de agrotóxicos que visa facilitar o acesso de produtores rurais a devolução, como está descrito na lei 9. 974/2000 e do Decreto 4. 074/2002, que obriga que as embalagens de agroquímicos após o uso dos produtos, devem ser descartadas no prazo de um ano a partir da data da compra.

Epaminondas Peixoto Engenheiro Agrônomo da ADAB nos disse o quanto é importante que os agricultores, sejam conscientes em relação à devolução das embalagens. “As embalagens devem ser feitas a tríplice lavagem e encaminhadas para o ponto de entrega, após o agricultor recebe o comprovante de devolução, em seguida as embalagens serão transportadas com segurança para serem ambientalmente adequadas” completou Epaminondas.

São três processos que devem ser seguidos, são eles: tríplice lavagem, ou seja lavar a embalagem totalmente vazia por três vezes com água limpa, em seguida tornar a embalagem inutilizada, para isso, é preciso cortar o fundo e fazer furos nas laterais, danificando-as para que não sejam usadas como recipientes novamente, e por último armazenar os frascos lavados e inutilizados em local adequado até a entrega no posto de recolhimento. Todo esse procedimento deve ser feito com os Equipamentos de Proteção Individual – EPI, inclusive na aplicação do produto.

O objetivo da coleta itinerante é recolher as embalagens vazias de agrotóxicos das cidades onde não possuem um ponto de coleta. No Sul da Bahia apenas a cidade de Ilhéus tem uma central de armazenagem dessas embalagens. Com o recebimento itinerante em Itamaraju as cidades de Prado, Itabela e Eunápolis também são beneficiadas.

Esta é uma oportunidade para fortalecer o compromisso e a conscientização na gestão pós-consumo das embalagens vazias de agrotóxico. A estimativa é que sejam recolhidas cerca de sessenta mil embalagens.

DSC00886

Os recebimentos acontecerão das 8h às 16h na Antiga Serralheria de Bernardino. Todo material será levado para a central de recebimento de Ilhéus (BA), gerenciada pela Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários do Sul da Bahia (Arisba), e posteriormente encaminhado para a destinação final, reciclagem ou incineração, pelo inpEV. Com informações do Sul Bahia News.

Tags: