Prefeitura realiza mutirão de serviços em Campo Alegre
A Prefeitura Municipal de Itamaraju levou na última sexta-feira, 13 de novembro, parte de sua estrutura administrativa a mais uma localidade do interior. Desta feita, a comunidade que recebeu o mutirão de serviços públicos foi Campo Alegre. A ação integrada contou com a participação das secretarias de Obras, Educação, Finanças, Saúde, Desenvolvimento Social, Meio Ambiente e Agricultura.
Estavam presentes, os secretários Eliene Celes dos Santos (Educação), Gilma Pereira Silva Teixeira (Saúde), Lucilene Curvelo (Finanças), Solange Chagas dos Santos (Meio Ambiente) e Selmides Sousa Pereira – Bida (Desenvolvimento Social). Representou o secretário de Obras, supervisionando os trabalhos de retirada de entulhos e lixo, bem como a reposição de lâmpadas queimadas, o diretor José Gonçalves de Souza Neto. Os cerca de 20 servidores da Secretaria de Obras também trabalharam na revisão de vários bueiros e no patrolamento da estrada Pirajá – Campo Alegre.
A Secretaria Municipal de Saúde levou para a Unidade Básica Joana Costa Almeida (UBS de Campo Alegre) serviços como teste rápido de HIV, pré-natal, teste rápido de gravidez, aferição de pressão arterial, exame capilar de glicemia, curativos, preventivo e administração de vacinas em crianças e adultos. Aproximadamente 10 servidores da Saúde, entre estes técnicos de enfermagem e enfermeiros, trabalharam durante todo o dia para atender ao grande número de pessoas que se dirigiu ao posto de Saúde.
Na Escola Municipal Hunaldo Evangelista de Matos, onde estudam 172 alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), foram disponibilizados os serviços do Programa Bolsa Família (cadastramento e recadastramento) e atendimentos com os técnicos do CREAS e CRAS Volante, entre estes assistentes sociais e psicólogos. Houve ainda atendimento com os conselheiros tutelares de Itamaraju, Irismar Santana e dona Elza Gomes, que também ministraram uma palestra àquela comunidade.
A Secretaria Municipal de Agricultura realizou levantamento entre os pequenos produtores da região para futura distribuição de alevinos e também o apoio com a cessão dos tratores do município.
A diretora da Escola Municipal Hunaldo Evangelista de Matos, Edimeia Maria Nascimento, fez questão de externar sua gratidão à gestão Manoel Pedro, pela concretização do que ela chamou de sonho, a construção recente do refeitório da unidade. A EMHEM também foi reformada recentemente, reconstruída segundo a diretora, e ganhou uma sala multifuncional que atende a cinco crianças especiais do povoado. Por isso ela fez questão de agradecer a secretária Lucilene, porque, segundo a diretora, foi quem se empenhou para que o sonho se tornasse realidade.
Edimeia disse que apesar da crise, o povo de Campo Alegre, enquanto povo do campo, faz a diferença e acredita em dias melhores, “e esses dias melhores estão acontecendo, eu já estou aqui há 30 anos e não havia sentido ainda o sabor de tanto progresso como estamos sentindo agora, foram anos de sonhos, anos de busca e de um tempo pra cá estamos realizando”, disse, se referindo ao trabalho realizado no povoado pela equipe de governo do prefeito Pedro da Campineira.
O vereador Adriano Pinaffo (PV), que é de Campo Alegre, agradeceu aos presentes e fez um agradecimento especial à secretária Lucilene Curvelo e ao prefeito Manoel Pedro pelas obras realizadas naquela região. Entre estas estão o encascalhamento das estradas de acesso a Serra Pelada, córregos do Jacaré e Salobro, e da Barroquinha. Também foi construída uma ponte no acesso a Areia Branca e Vargem Grande. O prefeito Pedro da Campineira tem hoje a gratidão das comunidades da região de Campo Alegre, que reconhecem o empenho do gestor para deixar as estradas impecáveis.
Pinaffo aproveitou para anunciar à recuperação da estrada que dá acesso a localidade de Rio do Sul, que deve começar dentro de 20 dias e, o novo sistema de abastecimento d’água para a Serra Pelada, porque o implantado nessa gestão acabou ficando limitado por conta da vazão do rio, que diminuiu.
Ao falar com os moradores na Escola Municipal de Campo Alegre, a secretária Lucilene elogiou o estado em que se encontra a escola do povoado, destacando que as coisas só acontecem porque o gestor Manoel Pedro tem visão administrativa e dá autonomia aos seus secretários. Lucilene também enfatizou que o prefeito tem sido muito criticado e até perseguido pelos opositores por conta do grande volume de recursos investidos na recuperação de estradas, “mas não adianta, esse governo não vai deixar de investir na recuperação de estradas só porque eles querem, vamos continuar investindo sim, porque o povo do interior merece estradas em boas condições”, desabafou.
Lucilene também garantiu aos moradores de Campo Alegre e das demais localidades do interior que os mutirões não vão mais parar, “visitamos Nova Alegria, São Paulinho, estamos hoje aqui e não vamos parar mais”, garantiu. Ainda sobre os trabalhos de recuperação das estradas vicinais de Itamaraju, a secretária disse que só o povo do interior, que precisa usar as estradas, sabe dimensionar a importância desse trabalho constante de manutenção.
Por: Nilson Chaves