Propaganda eleitoral liberada: Começa o processo de busca por eleitores
Foi dado início ao processo de caça eleitores através da utilização da propaganda eleitoral, que já está permitida. Os candidatos a prefeito, vice prefeito e vereador podem usar carros de som e os dingos chicletes e tediosos das 8 às 22 horas. O horário para comícios vai das 8 horas até a meia-noite. No dia 26 começa a propaganda no rádio e na televisão.
No entanto o que está bastante utilizado é a internet, o que antes do período eleitoral era somente algo mais superficial, ganhou força com o registro das candidaturas dos candidatos e tem sido um bombardeio aos olhos dos usuários de internet. O mais utilizado é o facebook, onde o popular “santinho” (antes somente impresso), ganhou a versão digital e os vídeos de curta duração que mostram os momentos de cada candidato conhecido ou desconhecido, alguns bem produzidos e outros nem tanto, aparecem em grande número nas linhas do tempo.
Outro meio de comunicação que está em alta é o mensageiro whatsapp, que através de grupos onde as pessoas são inseridas sem seu consentimento passam a receber mensagens, fotos e vídeos sobre determinado candidato, contudo nem sempre estas pessoas ficam satisfeitas em participar dos mesmos, chamados por alguns de “grupos políticos”. No ambiente virtual também é possível observar os extensos debates acalorados entre os cidadãos.
As redes sociais segundo especialistas é uma importante ferramenta para as eleições, visto que não existe nenhum custo para utilizá-la. No entanto nesta época eleitoral seu uso torna-se intenso por parte dos candidatos, afinal é um artifício importante para conquistar eleitores.
Espera-se que esta ferramenta seja utilizada com inteligência pelos eleitoráveis, e aproxime o cidadão para aprofundar seu conhecimento em política e fazer a melhor escolha no dia (02/10).