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21/11/2016

Claudia Leitte diz que seu foco é o Brasil em entrevista

Claudia Leitte diz que seu foco é o Brasil em entrevista

claudialClaudia Leitte é um furacão. No ar na nova temporada do The Voice Brasil, a bela loura segue “causando”, no bom sentido, como faz desde que ingressou no programa, em 2012. Faz caras e bocas, brinca com os colegas de bancada e com os participantes e, como coach, mostra que tem muito conhecimento artístico e técnico. Mas tem também a Claudia furacão no palco. Aquela que canta, dança, pula e levanta a galera em cima do trio elétrico e em shows abertos ou fechados.

Nos últimos meses, muito se falou sobre uma mudança física de Claudia para os Estados Unidos, por conta do contrato que ela assinou em 2015 com a RocNation, empresa do rapper Jay Z, que representa nomes conhecidos como Rihanna e Shakira. Claudia teve breves temporadas em Los Angeles, discutiu estratégias, gravou algumas faixas, incluindo o mega hit Corazón (com a participação de Daddy Yankee), mas nunca abdicou da carreira dentro do Brasil. “Eu, o Márcio (Pedreira, marido e manager da cantora) e Jay Brown (sócio de Jay Z e manager de Claudia no exterior) levamos horas a fio conversando sobre todas as maneiras de adequar minha situação ao mercado… O que acontece nos EUA anda em paralelo ao que acontece aqui. Não é fácil dar conta de tudo, mas eu sou raçuda”, afirma Claudia que no momento pretende focar nos shows no Brasil – até pelo fato de estar no ar semanalmente com o The Voice Brasil. Confira muito mais na entrevista a seguir:

SUCESSO! – Como tem conciliado a agenda de cantora com a de jurada/coach do The Voice Brasil?
CLAUDIA LEITTE – Esta é quinta temporada do The Voice e as coisas sempre deram certo desde a primeira sem que precisássemos bloquear a agenda de shows. Estamos nos adaptando e conciliando da melhor forma possível!

Você parece mais ousada nas fotos promocionais e nas coreografias em seus shows e clipes. Isso é uma estratégia de mar-keting ou segue uma tendência internacional, em que as grandes cantoras pop aproveitam para explorar a beleza e o corpo e assim promover suas músicas e carreira?
Eu nunca pensei sobre isso até o momento da sua pergunta. Portanto, creio que é natural (a “ousadia”). Eu me tornei conhecida saindo da minha adolescência. É normal que assistam a uma transição comportamental em mim. E é também uma questão de segurança e amadurecimento.

Além dos shows em espaços convencionais, você mantem agenda em eventos empresariais?
Sim. Eu sempre fiz eventos fechados. O último foi na entrega do Prêmio Gazeta Empresarial, em Linhares (ES). Há outros fechados para o final do ano, entre eles o lançamento da nova loja da estilista Martha Medeiros, em Los Angeles.

E festas fechadas, como casamentos e formaturas, você também faz?
Faço casamentos e formaturas há muitos anos. Desde a época do Babado Novo. Tenho um casamento agendado para este final de ano.

Tem formatos de shows específicos para festas e eventos fechados, em que o contratante pode eventualmente sugerir produções mais enxutas e mudanças no set list?
Temos três produtos em nossa empresa: Corazón Tour, um show com repertório enérgico, interativo, cenário diferente, trocas de figurinos e um aparato cênico maior; Barzin da Negalora, com formação de banda reduzida, cenário mais simples, repertório bem interativo e contando minha história na música; e temos também o de trio elétrico, em que o show dura muito mais que as convencionais duas horas. E como já temos três opções de shows, o contratante escolhe o formato que quer, sendo que sempre estamos abertos a sugestões.

Aliás, o que você normalmente inclui de hits de terceiros no repertório – além dos sucessos de sua carreira?
Eu sempre curti cantar o que me provoca emoção. Ouvi no rádio e gostei, logo coloco no repertório. Tem sertanejo e funk, porque eu me amarro. E eu faço isso porque preciso me divertir com o público!

Você continua com o Bloco Largadinho? O que planeja para os pré-carnavais e carnaval de 2017?
Meu carnaval para 2017 está cheio de novidades. Canto em Salvador na sexta no Bloco Blowout, que é meu novo espaço da folia; segunda-feira tem repeteco em Muzambinho (MG). E, claro, no domingo e na terça-feira estarei no Bloco Largadinho, em Salvador.

Está programando lançar alguma faixa com a pegada de verão? Compôs ou encomendou algo nessa linha?
Eu sou compositora, mas adoro ouvir o que vem de fora. Sempre faço audições e recebo músicas de todo Brasil. Eu nunca penso numa música para o verão, mas elas sempre são “ensolaradas”… (risos).

O show business nacional está hoje dominado por mulheres. Além das artistas pop como você, Ivete Sangalo e Anitta, temos cantoras sertanejas e duplas femininas tocando nas rádios como nunca e integrando o line-up dos grandes eventos. Fale a respeito.
Nós, mulheres, somos tão poderosas! Nossa natureza é multitarefa, somos fortes e delicadas ao mesmo tempo. Nossas histórias são muito interessantes, modéstia à parte (risos). Acho que esse é um momento em que todo mundo quer saber de onde vem essa nossa “força estranha”. E como conseguimos dar conta de tanta coisa. Contamos nossas histórias em nossas músicas, esbanjamos alegria e doçura em nossos shows, apesar das dificuldades. Acredito que o palco é nosso templo, nosso divã ou nosso boteco. É nele que a gente extravasa milhares de sentimentos.

Gêneros como pop, MPB e rock quase se tornaram nicho no Brasil, diante do crescimento do sertanejo e da fusão dele com gêneros regionais (arrocha, forró etc.), o que faz com que seus representantes dominem as paradas de norte a sul. Como reverter esse quadro, para que o bolo possa ser melhor dividido?
Há muito a ser melhorado na indústria da música brasileira, mas esse é um papo pra muitas páginas da revista (risos). Entretanto, eu acho que o que acontece no Brasil, com esse estouro do sertanejo, é normal e vem sendo muito bem administrado pelo segmento. Todos sabemos que o mercado popular é uma roda gigante e que isso não é novo. Eu era pequena quando Daniela Mercury elevou o status do axé e me fez sonhar com os palcos. Logo depois “estourou um cano” (risos) de sertanejos maravilhosos e lá estava eu apaixonada por Zezé, Chitãozinho e Leonardo. O Aloisio Legey criou um show especial, chamado Amigos, lembra? Aí vieram meus 14 anos, e eu vi Ivete arrasar! Então, o samba e o pagode dominaram as paradas. Eu assinei com Cal Adan (importante empresário da axé music na época), que queria lançar a primeira cantora de pagode do Brasil. Eu tinha 19 anos e queria cantar axé. Lembro claramente de ouvi-lo dizer: “o axé morreu!” Até que o Babado Novo lhe rendeu milhões! (gargalhadas) É tudo relativo ao momento.

Nos últimos anos, você destacou-se por ficar entre os famosos que mais estrelam campanhas publicitárias por aqui. Como está no momento sua relação com este mercado – e, mais, com o mercado de licenciamento?
Eu amo fazer publicidade. Gosto de gravar comerciais, de conhecer os produtos, gosto de participar do processo de produção e das campanhas, quando possível. Trabalho com marcas nas quais acredito. Atualmente estou representando Gillette Vênus, Eudora e Jequiti. E tenho alguns produtos licenciados a caminho, dentre eles, eu ajudei a criar um batom lindíssimo, com a Eudora.

Como é administrar a própria carreira, o próprio escritório artístico? Você participa das decisões administrativas ou restringe-se ao chamado “A&R”, deixando o resto por conta do Márcio Pedreira?
Não é nada fácil administrar a própria carreira.Precisei perceber que não podia ficar apenas na posição de artista, bem como não poderia assumir o lugar de Márcio ou de quem quer seja no escritório. Mas sou eu a dona do meu negócio, então, tive que me adaptar.

Como anda sua carreira no exterior? O disco pela Roc Nation sairá em 2017?
O que acontece nos EUA anda em paralelo ao que acontece aqui. Não é fácil dar conta de tudo. Mas eu sou uma cantora realizada. Este é um trunfo gigante. Estou me adaptando, transformando muitas opiniões e esse amadurecimento tem me feito feliz e consciente como nunca. O disco só vai sair quando todo o time tiver certeza (com relação ao projeto). Há uma estratégia sim, mas eu acredito que o tempo de Deus tem de prevalecer. Meus anseios e meu lado artístico gritam o tempo inteiro, mas a minha razão tem sido surpreendentemente uma aliada.

Como pretende conciliar as agendas de show e de divulgação nos mercados interno e externo? Pretende fazer mini-tours internacionais, mantendo sua base no Brasil ou pensa em se fixar uma parte do ano nos Estados Unidos?
Eu tenho dois filhos. Eles são minha prioridade. Meu empresário, Jay Brown (sócio de Jay Z), sabe disso. Assinamos contrato no ano passado e foi pensando neles que eu e meu marido decidimos viver fora. Eu, Marcio e Jay levamos horas a fio conversando sobre todas as maneiras de adequarmos minha situação ao mercado. Criamos um modelo de trabalho que não é de todo confortável para mim, mas o é para minha família. Eu sou raçuda e amo trabalhar, mas não vivo sem minha família. Aliás, se não houver amor, o resto não vem. Essa é a premissa do sucesso e a RocNation sabe disso. Vou trabalhar os dois mercados, mas neste momento o foco principal são os shows e lançamentos musicais dentro do Brasil.

Por Gilmar Laurindo