CAEMA realiza o II Encontro de Gestores das Polícias Militares da Tríplice Divisa BA/ES/MG
Nos dias 27 e 28 de julho, a CIPE – Mata Atlântica realizou mais um evento da parceria criada em 31 de julho de 2015, denominada de Tríplice Divisa, que objetiva propor ações para se enfrentar o inóspito cenário socioeconômico da região fronteiriça entre os Estados da Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo. No mês de novembro do ano de 2016, sob a organização da PMBA e por intermédio da CIPE/Mata Atlântica, foi realizado na cidade de Porto Seguro o I Encontro de Gestores. Desta vez a anfitriã foi a PMES através do 2° BPM/Nova Venécia e a nova edição teve como tema a Estratégia e Integração da Inteligência Policial Militar.
A abertura do evento contou com a presença do Exmo Senhor Cel Nylton Rodrigues Ribeiro Filho, Comandante Geral da PMES, do Cel PM Paulo de Tarso Alonso Uzêda, Comandante de Operações Policiais Militares da PMBA e do Cel PM Klevson Pires Martins, da PMMG, representantes das três instituições Policiais Militares. Alem de autoridades do Poder Executivo municipal de Nova Venécia e de cidades vizinhas, estiveram presentes também representantes do Ministério Público e do Poder Judiciário, bem como a participação valorosa do Exmo Senhor César Roberto Colnago, Vice-Governador do Estado do Espírito Santo, ratificando a grandeza e a importância do evento.
No primeiro dia do evento, dentre as diversas palestras proferidas no seminário, destaca-se a do Maj PM Anacleto França, Comandante do 8° BPM/Porto Seguro, que tratou sobre os principais crimes que afetam a tríplice divisa, realizando um estudo sistemático sobre os reflexos e os fluxos das ações criminosas na região, a atuação em conjunto das Unidades PM dos três Estados e os resultados obtidos através da integração entre as instituições vizinhas. Destaca-se também a participação do Senhor Gibran Ayupe, Superintendente ABIN no Estado do Espirito Santo, que palestrou sobre a atividade de inteligência e o enfrentamento criminal no mundo globalizado, que também trouxe informações relevantes sobre a atuação do Gabinete de Segurança Institucional, bem como destacando os principais assuntos nacionais e internacionais de interesse abordados pela Agência Brasileira Inteligência, para a tomada de decisões por parte da Presidência da República.
No segundo e último dia do seminário, destaque para a palestra do Maj Alexandre Almeida, do Gabinete do Comando do Exército Brasileiro, sediado em Brasília, com a explanação sobre os Briefing Cibernético, exemplificando os tipos de ameaças, as vulnerabilidades e vetores de ataque, conscientizando a todos os agentes de inteligência sobre a necessidade de proteção do conhecimento. Fechando o evento, destaque para a participação efetiva do Ministério Público do Espírito Santo, materializada na palestra do Exmo Senhor Promotor Leonardo Augusto, que tratou sobre a constitucionalidade da inteligência policial militar e a legalidade na produção de elementos informativos nos crimes de rua e do colarinho branco, uma palestra de debate amplo bastante esclarecedora sobre um tema complexo e polêmico, bem como os resultados positivos desta grande parceria no Estado capixaba.
Aliado ao objetivo de desenvolver e compartilhar expertises, principalmente nas ações de inteligência policial militar para o combate ao tráfico de drogas ilícitas, homicídios, roubo de veículos/cargas e especialmente os crimes contra instituições financeiras praticados por criminosos que se autodenominam como o “novo cangaço”, o evento ratifica a parceria firmada entre as três instituições, servindo de modelo para as demais Unidades da Federação, reforçada ainda pela confirmação do III Encontro de Gestores, previsto para o ano de 2018, tendo como sede o município de Teófilo Otoni, em Minas Gerais.
A *CIPE – Mata Atlântica/PMBA, o 2° BPM Nova Venécia/PMES e a 24ª Cia PM Ind/PMMG,* unidades com interesses comuns no enfrentamento da violência e dos interesses estratégicos do sistema de defesa social, agradecem a participação e o apoio de todos no evento.
Comunicação Social CIPE/MA