Inicio > DESTAQUE, NOTÍCIAS > Projeto de acadêmico estabelece parceria entre a FACISA e Polícia Civil    
02/11/2018

Projeto de acadêmico estabelece parceria entre a FACISA e Polícia Civil

Projeto de acadêmico estabelece parceria entre a FACISA e Polícia Civil

A Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Itamaraju (FACISA), recebeu a apresentação de um trabalho acadêmico inédito na instituição nesta última terça-feira (30/10), por meio do projeto “Violência Contra a Mulher: A Importância da articulação entre o CEAM e a 8ª Coordenadoria Regional da Polícia Civil, no município de Itamaraju”. O projeto foi criado, desenvolvido e executado pelo acadêmico do curso de serviço social Wallas Souza de Oliveira.

O evento foi prestigiado pelo diretor geral da FACISA, o professor doutor Jackson Cordeiro de Almeida; pela titular da Polícia Civil de Itamaraju, delegada Rosângela Santos de Sousa e pelas supervisoras do estágio Lenilza Vargens e Ana Rebeca Tamandaré. O projeto do acadêmico tem por finalidade o enfrentamento da violência contra a mulher através da parceria e cooperação da Polícia Civil de Itamaraju e o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM).

O conceito de rede de atendimento à violência contra as mulheres diz respeito à atuação articulada entre as instituições e a comunidade. A rede de atendimento tem por objetivos contribuir com os quatro eixos previstos na Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres – Combate, Prevenção, Assistência e Garantia de Direitos.

Para o acadêmico Wallas Souza de Oliveira, por ser esse um tema de grande preocupação mundial, não somente pelos danos causados à saúde individual e coletiva, mas também pelo impacto envolvendo quadros de mortalidade exigindo por isso, para sua prevenção e enfrentamento, políticas públicas e ações articuladas que visem atender a mulher na sua integralidade.

O CEAM – Centro Especializado de Atendimento à Mulher, conta com uma equipe multidisciplinar, composta por assistente social, psicólogo, advogado, enfermeiro e administrador. Com a participação dos profissionais envolvidos o CEAM oferece acolhimento, atendimento psicossocial e ambulatorial, orientação, cursos empreendedores e encaminhamento jurídico a mulher vítima de violência, contribuindo para o fortalecimento da mulher e o resgate de sua cidadania, é importante dizer que a violência contra a mulher não é apenas agressão física, existem outras formas, mais sutis e muitas vezes difíceis de reconhecer, vale lembrar que com essa parceria montada os serviços oferecidos vão acolher a cidade e regiões vizinhas.

O projeto inovador do acadêmico de serviço social Wallas Souza de Oliveira selou a parceria entre a FACISA e a Polícia Judiciária do município. “O convênio entre a FACISA e a 8ª COORPIN de Itamaraju, fruto do meu projeto será de suma importância para a realização de um serviço mais completo e articulado, capaz de oferecer o atendimento especializado em vários aspectos já citados e resolver as demandas da cidade e região no que se refere a violência contra a mulher”, disse o estudante. Da Redação TN