Inicio > DESTAQUE, NOTÍCIAS > Escola indígena realiza III Feira Nordestina em homenagem a Luiz Gonzaga    
01/07/2019

Escola indígena realiza III Feira Nordestina em homenagem a Luiz Gonzaga

Escola indígena realiza III Feira Nordestina em homenagem a Luiz Gonzaga

A Escola Indígena Pataxó Tingui do Guaxuma e o Colégio Estadual Indígena Coroa Vermelha – Anexo Guaxuma, realizaram neste dia 28 de junho, na Aldeia Guaxuma, município de Porto Seguro, a II Feira Nordestina. Neste ano a feira homenageou Luiz Gonzaga, O Rei do Baião.

A Feira recebeu o nome de Feira Nordestina Vila de Araripe, uma alusão ao local de nascimento de Luiz Gonzaga. Gonzagão, como era chamado, nasceu na Vila de Araripe, Exu – Pernambuco, em 13 de dezembro de 1912.

O evento realizado por alunos, professores, demais funcionários e membros da comunidade da Aldeia Guaxuma, contou com diversas atividades culturais e brincadeiras tradicionais, que foram rebatizadas, como: Pescaria do Seu Januário (pai de Luiz Gonzaga), Zarabatana Asa Branca (composição de Luiz Gonzaga), Brincadeiras Gonzaguinha (filho do Rei do Baião), cozinha da Mãe Santana (mãe de Luiz), bebidas da Samarica (personagem das composições de Luiz Gonzaga,) entre outras. Os alunos se divertiram brincando e saboreando comidas típicas nordestinas, dentre elas amendoim e milho cozidos, bolo de fubá, mungunzá e chá de gengibre.

Para participar de cada brincadeira e receber as guloseimas, os alunos deveriam “pagar” com o Gonzagão, moeda utilizada na escola para recompensar os alunos que mais produziram atividades durante os últimos dois meses. Ou seja, quanto mais se dedicasse nos estudos, mais “Gonzagão” o aluno recebia para gastar na Feira.

As apresentações artísticas surpreenderam a todos, pois homenagearam as músicas lendárias de Luiz Gonzaga com teatro e coreografias. Para finalizar, a II Feira contou com a participação do professor Armando Azevedo, de Itamaraju, que enalteceu a cultura do Nordeste brasileiro recitando cordéis homenageando Luiz Gonzaga.

Nahíma Castro