Inicio > NOTÍCIAS > Do instantâneo ao saudável: veja o que comer durante o carnaval sem perder o pique    
02/03/2011

Do instantâneo ao saudável: veja o que comer durante o carnaval sem perder o pique

Do instantâneo ao saudável: veja o que comer durante o carnaval sem perder o pique

Para quem curte o carnaval, a semana que antecede a folia é de grande expectativa. Antes de partir para a diversão, é comum passar no supermercado e fazer uma compra básica. Geralmente, não faltam nesta lista: macarrão instantâneo, refrigerantes e bebidas alcoólicas.

O item básico nas compras de qualquer folião é o macarrão que fica pronto em três minutos. “Às vezes preferimos um macarrão instantâneo, no entanto, vale frisar que o ideal é preparar um tempero com alho, cebola e pouco sal. Se possível, acrescente alguns legumes picados. Vai ficar ótimo! O tempero que vem pronto no macarrão deve ser evitado”, orienta.

Para quem não consegue abandonar os refrigerantes, a nutricionista recomenda trocar os à base de cola pelos de guaraná, que não contêm cafeína. Outra dica da Isabela é optar pela bebida sem açúcar.

Antes de seguir viagem, lembre-se da água que em alguns balneários é escassa e de má qualidade. “Garanta sua água mineral e compre frutas como a melancia, a uva, a banana, a pera e o mamão. Faça sucos dessas frutas frescas. Compre também a água de coco (rica em potássio), que repõe os líquidos perdidos e auxilia na remoção das toxinas acumuladas”.

Ressaca

Antes de abusar do álcool, a recomendação da nutricionista é beber muita água e fazer uma refeição leve. “Não é aconselhável ficar “beliscando”. Faça sua refeição equilibrada, com alimentos ricos em potássio. Podem ser consumidos acelga, espinafre, brócolis, couve, cenoura, melancia, banana, uva, dentre outros. Durante a festa é sempre bom alimentar-se. Esqueça as frituras, molhos, tortas e dê preferência aos salgados assados, massas finas e recheios leves”, indica.

Uma boa pedida são os sanduíches naturais, mas observe a procedência. Com alimentos leves, o estômago terá força e energia para conter a quantidade de álcool enviado ao figado.

Quando a ressaca já chegou, evite as carne vermelhas (para não sobrecarregar o figado) e no churrasco prefira as carnes brancas. “Tente evitar os queijos amarelos, os molhos, as frituras, os alimentos industrializados, os embutidos e os enlatados. O ideal é uma alimentação leve, simples e o mais natural possível”.

Fonte: Gazeta Online

Siga-nos no twitter: @sitezipix