Ozllo e Visionari fecham parceria inédita
15/12/2020 –
Moda circular é aposta em parceria entre Ozllo e Visionari.
Lojas físicas da Visionari viram ponto de coleta de óculos para quem quer revender itens das marcas Illesteva, Spektre, Lyndon Leone e Ahlem; ação segue modelo resale as a service
A Ozllo, marketplace de moda premium com artigos seminovos e novos, e a Visionari, curadora de marcas internacionais de óculos, se uniram em uma campanha com foco em “moda circular”. Pautado em princípios de reúso e consumo consciente, o conceito foi adotado por ambas as empresas para a revenda de óculos, com bônus revertido aos participantes, no modelo resale as a service. As pessoas que levarem os óculos das marcas Illesteva, Spektre, Lyndon Leone e Ahlem às lojas Visionari Iguatemi SP e Visionari Pátio Higienópolis para venda receberão créditos no valor de R$ 100,00. Os produtos são colocados em oferta no marketplace da Ozllo, e a quantia estipulada entre as partes para a comercialização é devolvida ao participante, para que ele possa adquirir um novo produto na Visionari. Ele terá, dessa forma, o bônus de R$ 100 mais o valor da venda. Os itens podem ser levados a qualquer loja da rede nos shoppings Iguatemi São Paulo e Pátio Higienópolis.
A iniciativa se manterá com um foco de negócio da Ozllo, e outras marcas já estão em processo de negociação.
Após dois anos de operação no mercado digital, consolidando-se como referência no consumo consciente, a Ozllo uniu-se à Visionari em uma ação que incentiva a prática da “moda circular”.
A parceria no resale as a service – que possibilita a conversão da venda de produtos em créditos para novas compras no setor de moda – será incorporada ao modelo de atuação da empresa, como um forte pilar de negócios.
Tal formato de revenda é muito praticado nos Estados Unidos, correspondendo a um crescimento 21 vezes maior do que o comércio tradicional no país. São exemplos as parcerias entre as empresas ThredUp (especialista na comercialização de roupas usadas) com a GAP; e a The Real, que mantém contrato com a Stella McCartney.
O conceito é ancorado em 16 princípios, entre eles oferta de serviços que apoiem o ciclo de vida dos produtos e colaboração abrangente entre todos os stakeholders da cadeia produtiva.
Justamente sob esse enfoque, a iniciativa atua da seguinte maneira: as pessoas que tiverem óculos das marcas Illesteva, Spektre, Lyndon Leone e Ahlem, e queiram vender, poderão levar os produtos até uma das unidades da Visionari. Cada item será revertido em créditos equivalentes a R$ 100 ao participante.
Os óculos recebidos são colocados para revenda no marketplace da Ozllo, e o preço acordado com o cliente será totalmente repassado ao vendedor. Por exemplo: se o valor estipulado for de R$ 400,00, o cliente receberá essa quantia, mais o bônus de R$ 100, somando R$ 500,00, que poderá utilizar para a compra de um novo produto nas lojas Visionari.
Um dos principais objetivos da ação, segundo as empresas parceiras, é incentivar a circulação de produtos que, em muitos casos, acabam sendo acumulados e desgastados pelo tempo. Por meio dessa curadoria, eles voltam ao mercado, contribuindo para o incremento da economia e, o mais importante, para a prática da reutilização, tão necessária para a preservação do meio ambiente.
“A Ozllo está muito animada com esse novo nicho de atuação em parceria com a Visionari, que é referência no seu segmento. Todos aqui acreditam no conceito da moda circular e podemos contribuir muito para que a prática cresça cada vez mais e torne as cadeias produtivas não só mais sustentáveis como também mais eficientes. Será um ganho muito grande para o setor da moda”, diz Zoë Póvoa, sócia-fundadora da Ozllo.
Atualmente, há uma ampla variedade de modelos, e as empresas pretendem quadruplicar a oferta, considerando o início do verão em dezembro. A campanha contará com a participação de outras marcas, já em processo de negociação com a Ozllo.