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21/12/2020

Bot para WhatsApp: solução pode auxiliar no crescimento dos resultados das empresas brasileiras

Bot para WhatsApp: solução pode auxiliar no crescimento dos resultados das empresas brasileiras

21/12/2020 –

Saída encontrada por muitas marcas para otimizar as interações com seus públicos, o bot para WhatsApp é uma ferramenta que vem tornando-se cada vez mais popular e estratégica no mundo dos negócios.

Diversas pesquisas já constataram que o WhatsApp é um dos canais preferidos dos brasileiros, quando o assunto é comunicação eficiente. Uma delas, realizada em 2020 pela Opinion Box em parceria com o portal Mobile Time, revelou que 93% da população abre o aplicativo todos os dias.

Seja para questões pessoais ou para resolver qualquer pendência com prestadores de serviços e fornecedores de produtos, a ferramenta é poderosa em agilidade e aproximação.

No entanto, nada disso é tão bem aproveitado sem uma ajuda especial de mais tecnologia. Afinal, é necessário gerenciar o fluxo intenso de mensagens que, inevitavelmente, acaba acontecendo. Assim, evita-se que o usuário fique furioso por ter de esperar demais.

Uma das soluções recentes que o mercado vem oferecendo, para eliminar o gap no atendimento e ainda dar uma força para o crescimento nas vendas, é a contratação de um bot para WhatsApp.

O que é um bot e para quais finalidades pode ser construído?

Chatbot é um robô de conversação com capacidade de reconhecer e interpretar diálogos, com memória e lógica para escolher respostas apropriadas para cada questão. Surgiu a partir de uma necessidade de mais agilidade no atendimento à audiência das marcas, de forma que demandas frequentes pudessem ser resolvidas automaticamente. E as funcionalidades não param de avançar.

Com o suporte de um trabalho exaustivo acerca de inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (machine learning) constante, as interações ficam mais espontâneas. E quando o trabalho é realmente bem feito, dificilmente o usuário percebe o transbordo do contato para um atendente humano.

Estes personagens virtuais têm uma versatilidade magnífica e podem atuar nos mais variados setores de uma corporação, auxiliando nas comunicações externa e interna, 24 horas por dia, sem pausas durante a semana.

O que difere um assistente do outro, são as aplicações para as quais são desenvolvidos, e suas expertises dependem única e exclusivamente do conteúdo que lhes é ensinado.

Algumas soluções oferecem bots para multicanais sincronizados ao perfil e voz da marca, sem causar ruídos ou problemas de posicionamento.

O que é um bot para WhatsApp e como ele funciona?

Esse é um assistente virtual com IA, criado para atender os usuários exclusivamente na plataforma de mensagens. Um bot para WhatsApp existe para facilitar os processos, fazendo a linha de frente na filtragem daquilo que pode ser resolvido instantaneamente, sem a intervenção de uma pessoa real.

Além do conteúdo e da base de conhecimento previamente inseridos nos assistentes virtuais para WhatsApp dotados de inteligência artificial, a evolução é contínua através do histórico de uso que fica armazenado em grandes bancos de dados.

O que é um bot para WhatsApp com Processamento de Linguagem Natural?

O Processamento de Linguagem Natural (PLN) é uma ferramenta poderosa, capaz de entender as nuances da linguagem escrita e da voz, transformando a jornada conversacional em uma experiência coerente, precisa e direta.

Quando incorporado em um chatbot, o PLN é responsável pela tão falada humanização dos personagens, criando ambientes carismáticos que estimulam a interatividade. O diálogo é tão espontâneo, que o robô entende a intenção do usuário e pode, inclusive, tomar sábias decisões no meio do caminho.

Por que contratar um Bot para WhatsApp com PLN? 5 benefícios

Uma marca precisa enxergar a importância de manter a presença qualificada em todos os canais on e offline disponíveis. Um bot para WhatsApp com inteligência artificial e PLN pode ser um forte aliado para:

1 – Gerar confiança e credibilidade para a marca;
2 – Aumentar a satisfação dos clientes, do início ao fim da interação;
3 – Atender mais de um usuário simultaneamente, diminuindo os custos e aumentando a probabilidade de fechar negócio;
4- Otimizar os esforços do time, já que ele ficará focado em resultados e não mais em atender tarefas simples e repetitivas;
5- Mesmo com um robô, o atendimento é personalizado e direcionado com fluidez para as etapas corretas, inclusive, quando necessário, para a intervenção humana.

Como ter um Bot para WhatsApp?

Adquiri-lo é algo relativamente simples. Existem diversas empresas preparadas com soluções na medida para as necessidades do negócio. A InBot, por exemplo, atua desenvolvendo bots com inteligência artificial e Processamento de Linguagem Natural para os mais variados nichos.

Diferente dos robôs de conversação construídos com base em Unidade de Resposta Audível (URA), que trazem poucas opções de interação, além de entenderem apenas números ou palavras-chave, os bots para WhatsApp com inteligência artificial compreendem o que o cliente fala. O canal aberto aumenta o engajamento e, consequentemente, o histórico do relacionamento se torna uma rica fonte de informações que direciona a evolução do bot.

Website: https://www.inbot.com.br