Anúncios personalizados são aposta de estratégia para o Dia das Mães
Maringá, PR 5/5/2021 – O ambiente digital está caminhando para um nível de personificação dos anúncios nunca antes visto.
Com o Dia das Mães chegando, supervisor de marketing digital explica como anúncios personalizados aumentam as chances de conversão para essa data
No segundo domingo de maio é comemorada uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro: o Dia das Mães. Essa é considerada a maior data do varejo nacional, vencendo inclusive o Natal em receita e volume de vendas. Porém, é importante investir na estratégia correta, para não dormir no ponto e aproveitar as vendas que só esta época do ano pode proporcionar.
Em 2020, devido à pandemia, o faturamento dos e-commerces nesse período mais que dobrou em comparação a 2019, apresentando um crescimento de 117% segundo pesquisa da Social Miner. Marcas e clientes vêm ressignificando esta data tão importante no calendário estratégico do varejo. Augusto Nogueira, supervisor de marketing digital da Digimax Brasil, diz que esse crescimento do mercado digital provocou uma grande metamorfose na relação entre comprador, anúncio e marca. “Além de aparecer, o anúncio deve fazer sentido para o usuário, para que não seja apenas “mais um anúncio no celular”, mas sim a marca/produto certo(a) para a necessidade específica daquele cliente. Em outras palavras, estamos falando de anúncios personalizados.”
Para aproveitarem ao máximo esse potencial de personificação contextual de anúncios, empresas têm investido pesado em tecnologia de captação de dados, justamente para se diferenciar dos concorrentes na hora de anunciar. O supervisor explica que, quanto mais personalizado e contextualizado um anúncio, maiores são as chances de conversão. “Deste modo, é correto afirmar que o velho jargão do marketing “quem não é visto não é lembrado” está dando espaço para um outro jargão mais atual, o “apareça no momento certo e crie uma experiência de compra personalizada.””
Nogueira ainda esclarece que as plataformas que permitem esse grau de personalização dos anúncios nem sempre são acessíveis, mas que algumas plataformas do mercado entregam um nível excelente de personalização automática dos anúncios e são capazes de colocar pequenas empresas no mesmo patamar dos maiores players do mercado atualmente. “Uma destas plataformas é o Google Optmize, uma plataforma gratuita que permite que empresas personalizem o visual do site para cada tipo de público, elevando muito o nível de personalização do site, mostrando apenas aquilo que o seu cliente quer visualizar, além de executar testes AB de performance do site que podem ser utilizados para melhorar ainda mais a experiência do usuário dentro do website. Outra plataforma que está acessível para esses anunciantes é o Google Ads e Facebook Ads, que também conta com anúncios que personalizam as imagens e os textos automaticamente a partir dos dados captados de cada usuário (histórico de busca, pesquisas no YouTube, e-mails, horário que está fora do trabalho, contexto familiar etc.), controlando automaticamente o formato, cor, imagem e texto que devem aparecer para cada pessoa em horários do dia (e dispositivos), onde a conversão é mais provável, deixando para trás o trabalho humano.”
“Desta forma, posso dizer que o ambiente digital está caminhando para um nível de personificação dos anúncios nunca antes visto, em outras palavras, nos próximos anos veremos um tipo de propaganda que sabe mais sobre você do que você mesmo”, conclui o supervisor.
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