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01/07/2021

Sete métricas de e-mail marketing para acompanhar as campanhas de marketing digital

Sete métricas de e-mail marketing para acompanhar as campanhas de marketing digital

São Paulo, SP 1/7/2021 – Os leads são os potenciais clientes, e a conversão deles pode ser medida conforme as ações que forem realizadas após receber o e-mail.

As métricas são necessárias para poder acompanhar o desempenho do trabalho, para analisar os conteúdos produzidos e distribuídos através do e-mail marketing.

O e-mail é ainda hoje uma das ferramentas mais importantes dentro do marketing digital. Desde newsletters de blogs até cupons promocionais e conteúdos enriquecidos, diversas empresas disparam e-mails diariamente.

No entanto, não basta apenas produzir conteúdos e distribuí-los através do e-mail, sem maiores informações. Hoje em dia é possível contar com métricas de e-mail marketing, que indicam as principais informações sobre taxa de conversão, cliques e afins. Mas para além de obter estes indicadores de e-mail marketing, é importante saber interpretá-los e usá-los nas estratégias de marketing.

O que são métricas de e-mail marketing:
Pois bem, antes de pesquisar o uso e importância das métricas de e-mail marketing, é preciso entender sobre o que se trata. Então pode-se dizer que estas métricas são dados de ações que o público executou a partir dos e-mails disparados.

Em uma campanha de e-mail marketing que direciona para a página de vendas, por exemplo, o número de cliques no link é uma das informações mais importantes. Além disso, outros dados como taxa de entrega do e-mail são valiosos, pois demonstram quantos dos e-mails disparados foram realmente entregues ao público.

A partir destas e outras informações, a equipe de marketing deve direcionar as ações do e-mail e corrigir os erros de execução. Há no mercado digital empresas como a RD Station que centralizam todas essas informações.

Métricas mais importantes no e-mail marketing
Como mencionado no item anterior, há métricas de e-mail marketing que são mais importantes em alguns contextos do que em outros. No entanto, há indicadores que se repetem em mais de uma estratégia.

A taxa de conversão, por exemplo, mostra quantos usuários se tornaram potenciais clientes ou assinantes. Outra métrica que vale a pena acompanhar no e-mail marketing é o descadastro e spam. Quando o público opta por não receber mais e-mail ou ele vai direto para o spam, significa que dificilmente terá acesso ao produto do e-mail.

No mais, outras informações mais específicas do marketing digital, como CTR, Bonce e ROI são utilizadas para definir ajustes e direcionamentos das campanhas de e-mail marketing. Abaixo há as sete métricas de e-mail marketing mais importantes:

Taxa de entrega
A taxa de entrega é a métrica mais importante para saber se o conteúdo do e-mail foi enviado para todos inscritos na lista. Isso porque ela mensura quantos realmente receberam o e-mail.

Quando o e-mail cai direto na lixeira, o envio não é finalizado, ou os formatos de fonte e layout não são aceitos em algumas plataformas; esse e-mail é listado como não entregue. Conforme indicam algumas estatísticas, a taxa de entrega deve variar entre 95% e 99%.

Taxa de abertura
Além de saber se os e-mails foram entregues de forma correta, é preciso saber se também geraram interesse. Portanto, para mensurar essa informação, a taxa de abertura é uma das métricas de e-mail marketing mais importantes.

De maneira bastante simples, a taxa de abertura demonstra quantos usuários clicaram para abrir o e-mail, mesmo que não tenham lido por completo. Um volume alto desta taxa pode demonstrar que poucos dos e-mails enviados vão acabar no spam.

Taxa de conversão
Acima de obter bons resultados no marketing digital, o maior objetivo é gerar vendas com as ações. Desse modo, a taxa de conversão é indispensável dentre as métricas de e-mail marketing.

Os leads são os potenciais clientes, e a conversão deles pode ser medida conforme as ações que forem realizadas após receber o e-mail, como acessar o site ou realizar compras. Com uma alta taxa de conversão pode-se concluir que o conteúdo é atraente e estimula a execução de uma ação.

Bounce
Da mesma forma que as métricas positivas são importantes para avaliar o trabalho, os indicadores negativos devem ser usados para ajustar o produto. Sendo assim, o bounce é uma das métricas de e-mail marketing mais relevantes.

Conhecida também como taxa de rejeição, bounce é uma métrica que aponta quantos e-mails da lista de inscritos não receberam o conteúdo. Para atingir resultados de alto nível, é importante que esta taxa não passe dos 5%.

CTR
Mesmo com toda a importância dentro das métricas de e-mail marketing, a taxa de cliques (CTR) não pode ser o único parâmetro levado em conta. O CTR precisa dos dados de taxa de entrega e abertura para oferecer uma avaliação mais profunda.

Porém, a taxa de clique é importante também para mensurar a atratividade do conteúdo. Uma vez que um e-mail é aberto, mas não clicado, quer dizer que não chamou a atenção como deveria.

Descadastro e Spam
As plataformas de e-mails costumam ter filtros de entrega conforme os interesses do cliente, evitando que ele tenha acesso a conteúdos que não gosta. Os e-mails que são considerados impróprios são jogados para a caixa de spam, tendo menos chances de acesso.

Por isso a métrica de spam e descadastro do e-mail é tão importante. O aumento destes dois fatores representa diminuição de pessoas atingidas. Caso tenha diversos descadastros e envios para a caixa de spam, vale a pena rever as estratégias de e-mail.

ROI
Por fim, além de tornar a marca reconhecida e atrair cada vez mais novos clientes, o investimento em e-mail marketing deve dar retorno financeiro. Ou seja, é preciso que o valor investido retorne com os devidos juros e correções, além de lucros reais para a empresa.

Dessa forma, para mostrar que o investimento em marketing digital está dando retorno, usa-se as métricas de e-mail marketing ROI. Traduzido do inglês, ROI significa Retorno sobre Investimento.

Os custos apontados para cada venda são diluídos no valor do produto. Por isso, quanto menor o custo, mais chances de competir com os preços mais baixos do mercado.

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