Bayer e AgTech Garage abrem chamada para startups na América Latina
24/9/2021 –
O objetivo da chamada é buscar soluções que auxiliem o produtor rural na adoção de práticas de agricultura em suas lavouras
A Bayer, em parceria com o AgTech Garage, principal hub de inovação da América Latina, está abrindo as inscrições para uma chamada latino-americana de startups com soluções sustentáveis para a agricultura. As inscrições para o “Desafio de Sustentabilidade Bayer Latam” ficarão abertas de 20 de setembro a 20 de outubro (https://www.agtechgarage.com/challenge-bayer/). A chamada tem como finalidade buscar soluções que auxiliem o produtor rural na adoção de práticas de agricultura em suas lavouras.
“Estamos em busca de startups ou empresas com soluções orientadas ao produtor rural, que enfrentam diferentes desafios na América Latina. Acreditamos no apoio à adoção de alternativas sustentáveis com incentivos ganha-ganha: como melhorar a pegada ambiental e ao mesmo tempo gerar oportunidades de receita?”, afirma a Coordenadora de Engajamento de Ecossistema da Bayer para a América Latina, Fabiana Sanchez.
Para o CEO do AgTech Garage, José Tomé, o tema do desafio da Bayer é de extrema relevância para o agronegócio do presente e do futuro. “Estamos super animados com essa parceria com a Bayer, que aborda um tema relevante: a sustentabilidade na produção de alimentos. Tanto o tema da chamada quanto a abrangência estão totalmente alinhados com a nossa missão de apoiar os empreendedores que irão alimentar o mundo”, relata o CEO do AgTech Garage, que passa por um processo de internacionalização iniciado pela América Latina.
Ampla, a chamada da Bayer abre espaço para startups com soluções de uso eficiente da água, monitoramento do uso do solo e do desmatamento, capacitação tecnológica de pequenos agricultores, rastreabilidade, manejo de pragas e doenças, e soluções capazes de reduzir as emissões de gases de efeito estufa na agricultura.
O programa, que terá duração de dois meses, não prevê aportes às startups. Durante sua realização, as empresas selecionadas irão interagir com as áreas de negócio da Bayer para estruturar um projeto piloto junto a potenciais clientes. Além da oportunidade de escala da solução, nos países elegíveis, na plataforma de marketplace Orbia.
Este desafio está alinhado com os pilares estratégicos da Bayer de entregar soluções inovadoras, definir novos padrões de sustentabilidade e ser pioneira na transformação digital no campo. Até 2030, a meta da Bayer é reduzir em 30% as emissões de gases de efeito estufa na agricultura mundial e empoderar 100 milhões de pequenos agricultores.
“Estamos cientes de que o tamanho de nossos negócios significa que também temos uma grande responsabilidade. Estamos preparados para aceitar essa responsabilidade e queremos assumir um compromisso ainda mais forte com a sustentabilidade, tanto em nossas indústrias quanto em toda a nossa cadeia de valor”, conclui o Diretor de Relações Públicas, Ciência e Sustentabilidade para a América Latina da Bayer Crop Science, Alejandro Girardi.