Soft skills: a importância de recrutar funcionários com as habilidades corretas
São Paulo 28/10/2021 – Geralmente, as soft skills mais demandadas pelas empresas são a capacidade de reconhecer e lidar com as próprias emoções e com as emoções do outro.
As soft skills vêm se tornando, cada vez mais, critério para recrutamento e desligamento de funcionários nas empresas. Por isso, a diretora de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Neo, Ana Alice Limongi, aborda esse tema em seu novo artigo autoral.
Soft skills são habilidades comportamentais relacionadas a maneira como o profissional lida com o outro e consigo mesmo em diferentes situações. São competências subjetivas que diferenciam um profissional do outro, que fazem uma empresa investir em determinado profissional, contratá-lo ou desligá-lo. O ponto é que alguns comportamentos, quando bem demonstrados e analisados, sinalizam como será esse candidato e sua capacidade de liderança.
Essas aptidões relacionadas à personalidade de um profissional, como capacidade de comunicação ou trabalho em equipe são tão importantes quanto as hard skills no dia a dia de trabalho. E existe uma lacuna muito grande entre o que os líderes esperam dos funcionários e o que, de fato, eles entregam, e não são as questões técnicas, mas sim comportamentais.
A inteligência emocional é um requisito primordial para o profissional da atualidade, a capacidade de reconhecer e avaliar os próprios sentimentos e os dos outros e ter desenvoltura para lidar bem com eles são alguns dos requisitos básicos dessa habilidade. Quem ainda não desenvolveu a inteligência emocional, é bom ficar atento, pois, segundo pesquisa realizada pelo PageGroup essa será a soft skill mais buscada no Brasil por recrutadores no pós-pandemia.
O estudo produzido apontou, ainda, que as habilidades que serão mais valorizadas pelas altas gestões no Brasil serão:
– inteligência emocional (42,9%);
– trabalho em equipe (38,4%) ;
– comunicação assertiva (31,1%);
O mundo mudou e, com ele, o comportamento das pessoas, o que elas esperam e como lidam com esse novo cenário. Ser inteligente, ambicioso, saber usar tecnologia e provar que consegue executar o trabalho já não basta, de acordo com as soft skills, é preciso saber lidar com pessoas.
Geralmente, as soft skills mais demandadas pelas empresas são a capacidade de reconhecer e lidar com as próprias emoções e com as emoções do outro. A capacidade de resposta do indivíduo ao se deparar com situações adversas ou ao ter que tomar uma decisão sob pressão, sabendo lidar com problemas de modo assertivo e se adaptar facilmente. Outro ponto fundamental que as empresas buscam nos profissionais é a forma como se comunicam, pois, dependendo da maneira, pode-se incitar ou apaziguar conflitos. Além disso, essa comunicação precisa ser assertiva e compreensível.
Confiança, atitude positiva, motivação, trabalho em equipe, organização e gestão do tempo, flexibilidade, também são habilidades pessoais procuradas pelos recrutadores. Mas, cada função exigirá um determinado conjunto de habilidades, bem como o setor e perfil da empresa.
Recentemente, o World Economic Forum, um dos maiores órgãos de pesquisas e relatórios sobre mercado, elencou quais são as top 10 soft skills mais valorizadas em 2021. Sabendo da importância de desenvolver as habilidades interpessoais e de quão essenciais essas skills são para o sucesso, tanto dos negócios quanto dos profissionais. São elas:
1- Resolução de problemas e tomada de decisões;
2- Pensamento estratégico;
3- Inovação;
4- Gestão de Pessoas;
5- Autocontrole;
6- Iniciativa;
7- Orientação para mercado;
8- Liderança de equipe;
9- Capacidade de negociação;
10- Flexibilidade.
A Neo, recentemente, adaptou as competências para a nova realidade e o novo perfil que o mundo está assumindo. Para isso, engajamento, inovação, pensamento crítico, aprendizagem ativa e capacidade de execução são as novas soft skills exigidas. E o papel da empresa e dos diretores de Recursos Humanos é tecer isso por meio de programas de desenvolvimento, da comunicação, na narrativa dos executivos, por meio da missão, visão e valores, demonstrando o que é valorizado pela Neo.
É preciso que o profissional conheça e entenda quais são as habilidades exigidas por cada companhia, assim, ele saberá se vai conseguir se encaixar no perfil, se terá sucesso na função e se será reconhecido, possibilitando, assim o crescimento.
Por Ana Alice Limongi, diretora de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Neo
Website: https://neobpo.com.br/