Empresas no Brasil abraçam a nuvem como parte das suas transformações digitais
SÃO PAULO 2/12/2021 –
O relatório ISG Provider Lens™ mostra que as empresas no Brasil estão usando várias nuvens
As empresas no Brasil estão recorrendo a provedores de serviços de nuvem pública para ajudá-los em seus esforços de transformação digital, de acordo com um novo relatório publicado hoje pela Information Services Group (ISG) (Nasdaq: III), uma empresa líder global em pesquisa de tecnologia e consultoria.
O relatório ISG Provider Lens™ Public Cloud – Services & Solutions Report 2021 para o Brasil identificou um crescente interesse em serviços de nuvem pública, com muitas empresas no país usando várias nuvens. Muitos provedores de serviços oferecem suporte a mais de uma nuvem de hiperescala.
“As instalações multicloud são comuns no Brasil”, disse Jan Erik Aase, sócio e líder global do ISG Provider Lens Research. “O mercado brasileiro está mudando de infraestrutura como serviço para plataforma como serviço, com os clientes usando uma nuvem específica com base em como ela se alinha com suas próprias tecnologias.”
Em um exemplo, uma empresa no Brasil está executando SAP em uma nuvem, seu site corporativo em uma segunda nuvem e suas análises de IA em ambas as nuvens públicas, observa o relatório.
Enquanto a adoção da nuvem pública está aumentando, muitos provedores de serviços em nuvem estão percebendo uma escassez de profissionais qualificados, afirma o relatório. A maioria dos provedores de serviços tem vagas abertas, e os fornecedores de nuvem aumentaram suas ofertas de treinamento online em um esforço para aumentar o número de engenheiros qualificados e arquitetos de nuvem necessários para apoiar o crescimento do mercado.
O ambiente de trabalho, o treinamento dos profissionais e os esforços para promover o bem-estar dos seus colaboradores ajudam os prestadores de serviços a reter e atrair funcionários, afirma o relatório.
Além disso, alguns provedores de serviço responderamàescassez de pessoal usando a automação, permitindo-lhes oferecer suporte a mais clientes sem aumentar o número de funcionários, acrescenta o relatório. Muitos estão usando operações de IA, ou AIOps, para automatizar funções de nuvem, dando aos clientes uma melhor experiência de usuário e permitindo que os provedores alcancem maiores margens de lucro.
Os clientes da nuvem pública estão pedindo autoatendimento com Infrastructure as Code e contêineres para auxiliar suas equipes de desenvolvimento ágil, afirma o relatório. Os clientes esperam que DevOps, segurança e serviços de inspeção de configuração façam parte das plataformas de automação dos fornecedores.
O relatório também vê empresas no Brasil interessadas em migrar suas cargas de trabalho SAP para a nuvem pública, embora não haja uma preferência clara de provedor de nuvem. A migração de cargas de trabalho SAP para a nuvem oferece vários benefícios, e as empresas devem alinhar suas estratégias SAP com suas estratégias de negócios digitais, recomenda o relatório.
Além disso, o setor de serviços financeiros no Brasil acelerou sua migração para a nuvem, afirma o relatório. Um número crescente de provedores de serviços em nuvem tem bancos como clientes, e todos os grandes bancos do país anunciaram planos para operar na nuvem.
O relatório ISG Provider Lens™ Public Cloud – Services & Solutions 2021 para o Brasil avalia as capacidades de 48 fornecedores em seis quadrantes: Consulting and Transformational Services for Large Accounts, Consulting and Transformational Services for the Midmarket, Managed Public Cloud Services for Large Accounts, Managed Public Cloud Services for the Midmarket, Hyperscale Infrastructure and Platform Services, e SAP HANA Infrastructure Services.
O relatório identifica a Compasso UOL e a Dedalus como Líderes em quatro quadrantes e Accenture, AWS, BRLink, Claranet, Google, Microsoft, MIGNOW, Nextios, TIVIT e Unisys como Líderes em dois. Capgemini, IBM, Sky.One, V8 Consulting, Venha Pra Nuvem e Wipro foram nomeadas Líder em um quadrante cada.
Além dessas, a Logicalis foi considerada uma Rising Star— empresas com “portifólio promissor” e um “alto potencial futuro” pelas definições do ISG—em dois quadrantes. A SantoDigital e a Venha Pra Nuvem foram identificadas como Rising Stars em um quadrante cada.
Versões customizadas do relatório foram disponibilizadas pela Ativy, AWS, Dedalus, Logicalis, Unisys, V8 Consulting and Venha Pra Nuvem.
O relatório ISG Provider Lens™ Public Cloud – Services & Solutions 2021 para o Brasil está disponível para os assinantes do ISG ou para compra eventual nessa webpage.
Sobre o ISG Provider Lens™ Research
A série de pesquisas em quadrantes do ISG Provider Lens™ é a única avaliação de provedor de serviços desse tipo a combinar pesquisa empírica baseada em dados e análise de mercado com a experiência e observações do mundo real da equipe de consultoria global do ISG. As empresas encontrarão uma grande quantidade de dados detalhados e análises de mercado para ajudar a orientar sua seleção de parceiros apropriados (sourcing), enquanto os consultores do ISG usam os relatórios para validar seu próprio conhecimento de mercado e fazer recomendações aos clientes corporativos do ISG. A pesquisa cobre atualmente provedores que oferecem seus serviços globalmente, em toda a Europa, bem como nos EUA, Alemanha, Suíça, Reino Unido, França, Países Nórdicos, Brasil e Austrália/Nova Zelândia, com mercados adicionais a serem adicionados no futuro. Para obter mais informações sobre a pesquisa de lentes do provedor ISG, visite esta webpage.
A série é um complemento aos relatórios ISG Provider Lens Archetype, que oferecem uma avaliação inédita de fornecedores da perspectiva de tipos específicos de compradores.
Sobre o ISG
ISG (Information Services Group) (Nasdaq: III) é uma empresa líder global em pesquisa de tecnologia e consultoria. Um parceiro de negócios confiável para mais de 700 clientes, incluindo mais de 75 das 100 maiores empresas do mundo, o ISG está comprometido em ajudar corporações, organizações do setor público e provedores de serviços e tecnologia a alcançar excelência operacional e crescimento mais rápido. A empresa é especializada em serviços de transformação digital, incluindo automação, nuvem e análise de dados; assessoria de sourcing; governança gerenciada e serviços de risco; serviços de telecomunicações; estratégia e desenho de operações; gestão de mudança organizacional, inteligência de mercado e pesquisa e análise de tecnologia. Fundada em 2006 e com sede em Stamford, Connecticut, o ISG emprega mais de 1.300 profissionais digital-ready que operam em mais de 20 países – uma equipe global conhecida por seu pensamento inovador, influência de mercado, profundo conhecimento em tecnologia e indústria, e pesquisa e recursos analíticos de classe mundial com base nos dados de mercado mais abrangentes do setor. Para mais informações visite www.isg-one.com.
Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20211202005512/pt/
Contato:
Will Thoretz, ISG
+1 203 517 3119
Thábata Mondoni, Mondoni Press for ISG
Mobile: +55 11 98671 5652
Fonte: BUSINESS WIRE