Inicio > noticias-corporativas > Especialista em gestão dá dicas de como tirar uma ideia de negócio do papel    
02/03/2022

Especialista em gestão dá dicas de como tirar uma ideia de negócio do papel

Especialista em gestão dá dicas de como tirar uma ideia de negócio do papel

Ribeirão Preto, SP 2/3/2022 –

Pesquisa de mercado, definição do público, análise de concorrentes e planejamento estratégico são etapas fundamentais na criação de um novo negócio

Transformar ideias em negócios lucrativos exige trabalho e paciência. É preciso planejamento, recursos, parcerias, processos, pessoas e, principalmente, disciplina na execução do projeto. Além disso, são as etapas ao longo da jornada que indicam se o empreendedor está no caminho certo ou se vai precisar fazer mudanças na rota.

Para Rodrigo Sátiro, especialista em gestão e diretor da Alero Consultoria, conhecer o público-alvo é um dos principais pontos para tirar ideias do papel e transformá-las em negócios de sucesso. “Muitos insights podem servir para resolver o problema de alguém”, diz.

Sátiro explica que alguns questionamentos podem ajudar a definir o público-alvo, como por exemplo: qual o perfil do consumidor do seu produto ou serviço? Quem serão as pessoas impactadas pelo projeto direta e indiretamente?

Também é importante pesquisar quem são os concorrentes e quem são os possíveis fornecedores e parceiros. “Por mais que você possa abrir um negócio em um modelo que já existe, é importante que que ele tenha um diferencial, que seja único de alguma forma, seja na qualidade, no atendimento ou na experiência do cliente” diz o especialista.

Para ter certeza da demanda que envolve o produto em questão é essencial fazer uma pesquisa de mercado para avaliar se ele será útil para o público ou se tornará desejável de ser adquirido com frequência ou em grande quantidade. “Se há um público com um problema ou querendo um determinado produto, e a ideia oferece a resposta para essas questões, então há possibilidade de transformá-la uma boa oportunidade de negócio”, afirma.

O especialista pontua que também é importante pensar em longo prazo para identificar se o negócio terá chances no futuro ou se é algo passageiro. Com a análise será possível saber se os investimentos precisarão ser maiores e muito mais assertivos. “Deve-se fazer uma avaliação e um planejamento financeiro e de negócio para projetar por quanto tempo ele será relevante e se há projeção de crescimento de interesse e de consumo, pois, ainda que você não controle fatores externos, é possível desenhar cenários que ajudam a prever como a empresa vai reagir diante das oscilações do mercado”, explica.

Para conseguir levar o projeto adiante é preciso definir um cronograma para cada etapa, organizando as finanças para entender quanto vai custar para tirar a ideia do papel e de onde os recursos necessários serão tirados. “Um bom planejamento leva tempo e exige muita organização, mas vai ajudar na antecipação de problemas e na identificação de oportunidades, além de aumentar a compreensão sobre metas, valores, missão e visão do empreendimento”, conclui.

Website: https://aleroconsultoria.com.br/