Empresas brasileiras encontram agilidade e resiliência em serviços em nuvem
SÃO PAULO 6/7/2022 –
As crescentes preocupações regulatórias e de segurança estão contribuindo para o forte crescimento no setor de nuvem privada/híbrida do Brasil, diz o relatório ISG Provider Lens™
As empresas brasileiras estão cada vez mais preocupadas com a resiliência e agilidade de suas operações de TI, impulsionando o rápido crescimento em todos os tipos de serviços de nuvem privada e híbrida, de acordo com um novo relatório de pesquisa publicado hoje pelo Information Services Group (ISG) (Nasdaq: III), uma empresa líder global em pesquisa e consultoria em tecnologia.
O relatório ISG Provider Lens™ Next-Gen Private/Hybrid Cloud — Data Center Services and Solutions 2022 para o Brasil revela que novas regulamentações, novas tecnologias de hospedagem gerenciada e o número crescente de ataques de ransomware no Brasil contribuíram para um crescimento acelerado de nuvem híbrida nos últimos anos. Mais organizações continuam a migrar a TI local para serviços gerenciados, hospedagem gerenciada e serviços de colocation.
“As empresas brasileiras exigem redes de baixa latência, backup e recuperação, além de implantação mais rápida de novos serviços”, disse Bernie Hoecker, sócio Enterprise Cloud. “Para a maioria, isso significa buscar uma estratégia de nuvem híbrida.”
Como resultado, os mercados de nuvem e colocation estão crescendo rapidamente no Brasil. Existem agora seis hyperscalers em nuvem operando no país, com 13 a 15 data centers em nuvem hospedados em instalações de colocation, diz o relatório. Pelo menos mais seis grandes instalações estão em construção para atenderàdemanda por espaço físico do data center. Fornecedores globais de nuvem como AWS, Microsoft e Google elevaram o padrão de segurança, qualidade de serviço e conformidade ambiental, social e de governança (ESG) nos data centers brasileiros, diz o ISG.
Os fornecedores brasileiros de hospedagem gerenciada, antes considerados ameaçados pela entrada de hiperescaladores de nuvem pública, estão mais fortes do que nunca graçasàdemanda por novas tecnologias, como plataformas de autoatendimento automatizadas que imitam o portfólio de serviços de nuvem pública, diz o relatório.
As empresas ainda estão modernizando sua infraestrutura para cumprir os requisitos de privacidade e proteção de dados da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor há mais de um ano, diz o relatório. Além disso, as regulamentações de open banking impostas em 2021 aumentaram o interesse dos bancos na migração para a nuvem. Todos os bancos privados do Brasil estão comprometidos em adotar a infraestrutura em nuvem, e mesmo aqueles que ainda usam mainframes têm planos de longo prazo para modernizar e migrar seus aplicativos.
O relatório também examina outras tendências no mercado brasileiro de nuvem privada/híbrida, citando novas tecnologias, como aprendizado de máquina e automação de serviços, que estão ajudando os fornecedores a entregar melhores serviços, apesar do aumento dos custos e da escassez de mão de obra qualificada.
O relatório ISG Provider Lens™ Next-Gen Private/Hybrid Cloud — Data Center Services and Solutions 2022 para o Brasil avalia os recursos de 40 fornecedores em quatro quadrantes: Managed Services for Large Accounts, Managed Services for Midmarket, Managed Hosting e Colocation Services.
O relatório nomeia edge.uol, Equinix e T-Systems como Líderes em três quadrantes cada e Ativy, Matrix e TIVIT como Líderes em dois quadrantes cada. Ele nomeia Ascenty, Capgemini, Claranet, Dedalus, HostDime, Kyndryl, Logicalis, Lumen, Scala, Skymail, Unisys, V8 Consulting e Wipro como Líderes em um quadrante cada.
Além disso, a Under e a V8 Consulting são nomeadas como Rising Stars – empresas com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição do ISG – em um quadrante cada.
Versões personalizadas do relatório estão disponíveis na inovTI, Matrix, Scala, Skymail, Under, Unisys e V8 Consulting.
O relatório ISG Provider Lens™ Next-Gen Private/Hybrid Cloud — Data Center Services and Solutions 2022 para o Brasil está disponível para assinantes ou para compra única nesta página.
Sobre o ISG Provider Lens™ Research
A série de pesquisas em quadrantes do ISG Provider Lens™ é a única avaliação de provedor de serviços desse tipo a combinar pesquisa empírica baseada em dados e análise de mercado com a experiência e observações do mundo real da equipe de consultoria global do ISG. As empresas encontrarão uma grande quantidade de dados detalhados e análises de mercado para ajudar a orientar sua seleção de parceiros apropriados (sourcing), enquanto os consultores do ISG usam os relatórios para validar seu próprio conhecimento de mercado e fazer recomendações aos clientes corporativos do ISG. A pesquisa atualmente abrange fornecedores que oferecem seus serviços globalmente, em toda a Europa, bem como nos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Reino Unido, França, Benelux, Alemanha, Suíça, países nórdicos, Austrália e Cingapura/Malásia, com mercados adicionais a serem adicionados no futuro. Para obter mais informações sobre o ISG Providers Lens™ da ISG, visite esta webpage.
Uma série de pesquisas complementares, os relatórios ISG Provider Lens Archetype, oferecem uma avaliação inédita de fornecedores da perspectiva de tipos específicos de compradores.
Sobre o ISG
ISG (Information Services Group) (Nasdaq: III) é uma empresa líder global em pesquisa de tecnologia e consultoria. Um parceiro de negócios confiável para mais de 700 clientes, incluindo mais de 75 das 100 maiores empresas do mundo, o ISG está comprometido em ajudar corporações, organizações do setor público e provedores de serviços e tecnologia a alcançar excelência operacional e crescimento mais rápido. A empresa é especializada em serviços de transformação digital, incluindo automação, nuvem e análise de dados; assessoria de sourcing; governança gerenciada e serviços de risco; serviços de telecomunicações; estratégia e desenho de operações; gestão de mudança organizacional, inteligência de mercado e pesquisa e análise de tecnologia. Fundada em 2006 e com sede em Stamford, Connecticut, o ISG emprega mais de 1.300 profissionais digital-ready que operam em mais de 20 países – uma equipe global conhecida por seu pensamento inovador, influência de mercado, profundo conhecimento em tecnologia e indústria, e pesquisa e recursos analíticos de classe mundial com base nos dados de mercado mais abrangentes do setor. Para mais informações visite www.isg-one.com.
Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20220706005131/pt/
Contato:
Contatos para Imprensa:
Will Thoretz, ISG
+1 203 517 3119
Thábata Mondoni, Mondoni Press para ISG
Mobile: +55 11 98671 5652
Fonte: BUSINESS WIRE