Inicio > noticias-corporativas > GBT Inicia Programa de Acesso Expandido para Voxelotor em Pacientes com Doença Falciforme no Brasil    
14/07/2022

GBT Inicia Programa de Acesso Expandido para Voxelotor em Pacientes com Doença Falciforme no Brasil

GBT Inicia Programa de Acesso Expandido para Voxelotor em Pacientes com Doença Falciforme no Brasil

South San Francisco/CA 14/7/2022 –

SÃO PAULO, July 14, 2022 (GLOBE NEWSWIRE) — A Global Blood Therapeutics, Inc. (GBT) (NASDAQ: GBT) anunciou hoje o início do programa de acesso expandido (PAE) para o voxelotor no Brasil destinado ao tratamento de doença falciforme (DF) em adultos e pacientes pediátricos de 12 anos ou mais que não podem ser tratados de forma satisfatória com um medicamento autorizado para uso no país. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu o aval ao programa, que está recrutando pacientes em centros clínicos brasileiros.

“Estima-se que existam até 100 mil pessoas com doença falciforme no Brasil, mas ainda não há tratamentos aprovados que abordem diretamente a causa subjacente da doença”, disse a Dra. Kim Smith-Whitley, vice-presidente executiva e chefe de pesquisa e desenvolvimento da GBT. “Como parte do nosso profundo e contínuo compromisso com o acesso de pacientes ao redor do mundo, temos o prazer de iniciar esse programa de acesso expandindo para pacientes elegíveis no Brasil que podem se beneficiar do voxelotor, que acreditamos poder potencialmente modificar o curso dessa doença debilitante.”

Uma terapia inovadora, oral, de dose única diária, voxelotor inibe diretamente a polimerização da hemoglobina, que é a causa raiz da falcização e destruição dos glóbulos vermelhos na doença falciforme. O processo de falcização provoca hemólise e anemia (baixos níveis de hemoglobina devidoàdestruição das hemácias), o que prejudica o fornecimento adequado de oxigênio para os tecidos e órgãos no corpo. O medicamento não está atualmente aprovado para comercialização pela Anvisa no Brasil.

Um programa de acesso expandido é um mecanismo para disponibilizar medicamentos em pré-aprovação, sob solicitação de um médico, para pacientes sem opção de tratamento alternativo. A autorização de um PAE pela Anvisa é baseada nos seguintes critérios:

O medicamento será fornecido gratuitamente enquanto o paciente precisar do tratamento. Em parceria com a GBT, a iniciativa está sendo administrada pela divisão de acesso a medicamentos do Inceptua Group, que tem expertise na estratégia, design e implementação operacional de programas de acesso pré-aprovação que disponibilizam produtos farmacêuticos para pacientes, quando apropriado, em vários países ao redor do mundo.

Sobre a Doença Falciforme

A doença falciforme (DF) afeta mais de 100.000 pessoas nos Estados Unidos,1 estima-se que 52.000 pessoas na Europa2, até 100,000 pessoas no Brasil3 e milhões de pessoas em todo o mundo1, principalmente entre aqueles cujos ancestrais são da África Subsaariana. Também afeta pessoas de ascendência hispânica, do sul da Ásia, do sul da Europa e do Oriente Médio.1 A DF é uma doença rara do sangue herdada que ao longo da vida afeta a hemoglobina, uma proteína transportada pelos glóbulos vermelhos que fornece oxigênio aos tecidos e órgãos em todo o corpo.4 Devido a uma mutação genética, indivíduos com DF formam hemoglobina anormal conhecida como hemoglobina falciforme. Quando a hemoglobina falciforme torna-se desoxigenada, ela se polimeriza para formar bastonetes, que deformam as hemácias em células falciformes – em forma de crescente, rígidas.4,56

O processo de falcização recorrente causa destruição das hemácias, hemólises, anemia (baixa hemoglobina devidoàdestruição de glóbulos vermelhos) e bloqueios em capilares e pequenos vasos sanguíneos (vaso-oclusão), que impedem o fluxo de sangue e fornecimento de oxigênio por todo o corpo, comumente referido como crises vaso-oclusivas. A diminuição do fornecimento de oxigênio aos tecidos e órgãos pode levar a complicações com risco de vida, incluindo acidente vascular cerebral e danos irreversíveis aos órgãos.5,6,7,8,9 As complicações da DF começam na primeira infância e podem incluir comprometimento neurocognitivo, síndrome torácica aguda e síndrome silenciosa e acidente vascular cerebral evidente, entre outros problemas sérios.10 A intervenção precoce e o tratamento da DF mostraram potencial para modificar o curso desta doença, reduzir sintomas e eventos, prevenir danos a longo prazo nos órgãos e prolongar a expectativa de vida.5

Sobre o Voxelotor

Voxelotor é uma terapia oral tomada uma vez ao dia por pacientes com doença falciforme (DF). Voxelotor atua aumentando a afinidade da hemoglobina por oxigênio. Como a hemoglobina falciforme oxigenada não polimeriza, voxelotor inibe a polimerização da hemoglobina falciforme e a resultante falcização e destruição dos glóbulos vermelhos, o que levaàhemólise eàanemia, as patologias primárias encaradas pelas pessoas vivendo com DF. Por meio da abordagem de hemólise e anemia e melhorando a distribuição de oxigênio por todo o corpo, a GBT acredita que voxelotor tem o potencial de modificar o curso da DF. 

Em novembro de 2019, a U.S. Food and Drug Administration (FDA) concedeu aprovação acelerada para os comprimidos de voxelotor, sob a marca Oxbryta®, para o tratamento da DF em adultos e crianças de 12 anos de idade ou mais velhas. E em dezembro de 2021, a FDA expandiu o uso aprovado de Oxbryta para o tratamento da DF em pacientes com 4 anos de idade e mais velhos nos Estados Unidos.10 Como condição para a aprovação acelerada para pacientes de 4 anos ou mais velhos nos Estados Unidos, a GBT está avaliando Oxbryta no HOPE-KIDS 2 Study, um estudo confirmatório pós-aprovação usando Doppler transcraniano (analisa a velocidade do fluxo sanguíneo no cérebro) para checar a capacidade da terapia em diminuir o risco de derrame em crianças de 2 anos até adolescentes de 14 anos de idade.

Em reconhecimento da necessidade crítica para novos tratamentos da doença falciforme, a FDA concedeu ao Oxbryta as designações de terapia inovadora, fast track, droga órfã e doença pediátrica rara para o tratamento de pacientes com DF. Além disso, Oxbryta recebeu o prestigioso prêmio Prix Galien USA 2021 por “Melhor Produto de Biotecnologia” da Fundação Galien. 

Sobre a Global Blood Therapeutics   

A Global Blood Therapeutics (GBT) é uma empresa biofarmacêutica dedicada a descoberta, desenvolvimento e entrega de tratamentos de mudança de vida que proporcionam esperança a comunidades de pacientes carentes, começando com a doença falciforme (DF). Fundado em 2011, a GBT está cumprindo seu objetivo de transformar o tratamento e o cuidado da DF, uma doença sanguínea hereditária devastadora e duradoura.

A empresa lançou o Oxbryta® (voxelotor), o primeiro medicamento aprovado pela FDA que inibe diretamente a polimerização da hemoglobina falciforme (HbS), a causa raiz da falcização dos glóbulos vermelhos na DF. A GBT também está avançando em seu programa de pipeline em DF com inclacumabe, um inibidor da P-selectina em fase 3 de desenvolvimento para tratar crises de dor associadasàdoença, e GBT021601 (GBT601), o inibidor de polimerização de HbS de próxima geração da empresa. Além disso, as equipes de descoberta de medicamentos da GBT estão trabalhando em novos alvos para desenvolver a próxima geração de tratamentos para DF. Para saber mais, visite www.gbt.com e siga a empresa no Twitter @GBT_news. 

Atendimentoàimprensa: 

GBT 
Steven Immergut – simmergut@gbt.com – (1) 650-410-3258

Ideal HK Strategies 
Mariana Braz – mariana.braz@idealhks.com – (11) 91176 8457 
Fabio Oliveira – fabio.oliveira@idealhks.com – (11) 98339 2678 
Andrea Farias – andrea.farias@idealhks.com – (11) 99313 3112 

Referências

  1. Centers for Disease Control and Prevention. Sickle Cell Disease Data and Statistics (SCD). https://www.cdc.gov/ncbddd/sicklecell/data.html. Accessed June 7, 2022.
  2. European Medicines Agency. https://www.ema.europa.eu/en/medicines/human/orphan-designations/eu3182125. Accessed June 12, 2020.
  3. Ministério da Saúde (Brasil), Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Doença Falciforme, Feb. 19, 2018
  4. National Heart, Lung, and Blood Institute. Sickle Cell Disease. https://www.nhlbi.nih.gov/health-topics/sickle-cell-disease. Accessed February 23, 2022
  5. Kato GJ, et al. Nat Rev Dis Primers. 2018;4:18010.
  6. Rees DC, et al. Lancet. 2010;376(9757):2018-2031.
  7. Kato GJ, et al. J Clin Invest. 2017;127(3):750-760. 
  8. Caboot JB, et al. Paediatr Respir Rev. 2014;15(1):17-23.
  9. Nader E, et al. Front Immunol. 2020 Mar 13;11:454.
  10. Kanter J, et al. Blood Rev. 2013 Nov;27(6):279-87.


Primary Logo