Inicio > noticias-corporativas > Lenovo Group: resultados do segundo trimestre de 2022/23    
03/11/2022

Lenovo Group: resultados do segundo trimestre de 2022/23

Lenovo Group: resultados do segundo trimestre de 2022/23

HONG KONG 3/11/2022 –

A Lenovo apresenta o 10o consecutivo de rentabilidade melhorada em relação ao ano anterior, à medida que a resiliência operacional e os motores de crescimento diversificado continuam a impulsionar o desempenho

O Lenovo Group (HKSE: 992) (ADR: LNVGY) anunciou hoje os resultados do segundo trimestre para o Grupo, com uma melhora na rentabilidade em relação ao ano anterior pelo 10o trimestre consecutivo. O lucro líquido do segundo trimestre cresceu 6% em relação ao ano anterior para US$ 541 milhões e a receita do Grupo cresceu para US$ 17,1 bilhões, um aumento de 3% em moeda de valor constante em relação ao ano anterior.

Todos os principais segmentos contribuíram com lucro operacional positivo, demonstrando mais progresso em direção ao objetivo do Grupo de duplicar a lucratividade a médio prazo. Além disso, os motores de crescimento diversificado continuaram a impulsionar um forte desempenho tanto com o negócio de soluções e serviços, como com o segmento de infraestrutura, observando um alto crescimento de dois dígitos em relação ao ano anterior. As empresas não-PC agora representam mais de 37% da receita total do grupo. O sólido saldo de caixa do Grupo significa que este continua comprometido em duplicar os investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) no médio prazo, tendo crescido 15% no trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior.

Embora os desafios externos atuais persistam, a Lenovo permanece ágil e focada em seguir sua estratégia e assegurar a rentabilidade contínua, reequilibrando os recursos para seus motores de crescimento diversificados e impulsionando a eficiência e a redução de despesas através da empresa. A Lenovo vê oportunidades de longo prazo construídas sobre sua base de Novas TI – cliente, borda, nuvem, rede e inteligência -àmedida que as tendências globais de digitalização e transformação inteligente avançam. Os resultados do último trimestre, assim como os últimos três anos, demonstraram que a combinação da estratégia da Lenovo, sua forte execução e operações resilientes estão permitindo que ela transcenda o ciclo do setor. Isto, combinado com seu portfólio inovador e de alta qualidade, fabricação e cadeia de fornecimento híbridos únicos, princípio e capacidade global/local, bem como liquidez saudável, ajudará a impulsionar mais oportunidades para proporcionar crescimento sustentável e melhorar a rentabilidade.

Destaques financeiros:

 

Segundo trimestre de 22/23

Milhões de US$

Segundo trimestre de 21/22

Milhões de US$

Alteração

 

 

Receita do grupo

17.090

17.869

(4%)

 

Receita bruta

710

742

(4%)

 

Receita líquida (lucro atribuível aos acionistas)

541

512

6%

 

Receita líquida (lucro atribuído aos acionistas – não-HKFRS) [1]

591

591

(0%)

 

 

 

 

Lucros básicos por ação (centavos de US$)

4,54

4,42

0,12

 

O Conselho de Administração da Lenovo declarou um dividendo provisório de 8.0 centavos de dólar de HK por ação.

Citação do presidente do conselho e diretor executivo, Yuanqing Yang:

“A Lenovo mais uma vez apresentou resultados sólidos, mesmo em um mercado global desafiador, alcançando uma melhora na rentabilidade em relação ao ano anterior pelo décimo trimestre consecutivo e aumentando a receita em quase 3% (em moeda constante) ano após ano. Nossos negócios não-PC estão ganhando impulso e agora representam mais de 37% da nossa receita. Tanto os segmentos de soluções e serviços quanto os de infraestrutura tiveram um alto crescimento de receita de dois dígitos ano após ano”, diz Yuanqing Yang, presidente do Conselho e diretor executivo da Lenovo. “Para a Lenovo, estes resultados provam que nossa visão estratégica, nossa resiliência operacional e nosso investimento consistente em motores de crescimento diversificados nos prepararam bem para períodos de desafios. Independente de nossos mercados tradicionais estarem em expansão ou em contratação, a Lenovo cumpre de forma consistente seus compromissos e supera as expectativas do mercado”.

Grupo de Soluções e Serviços (Solutions and Services Group, SSG): ímpeto contínuo, proporcionando um forte crescimento e maior lucratividade para o Grupo

Oportunidade:

O mercado de serviços de TI de trilhões de dólares continua a crescer constantemente, com um crescimento mais rápido a ser esperado em Dispositivo como Serviço (Device as a Service, DaaS), Serviços gerenciados para data center, bem como ambientes de ponta e nuvem até 2025. Ao mesmo tempo, espera-se que o mercado de soluções verticais e gastos com serviços permaneça forte, incluindo educação inteligente, varejo inteligente, cidade inteligente e fabricação inteligente.

Desempenho do segundo trimestre do ano fiscal 22/23:

Crescimento sustentável:

Grupo de Soluções de Infraestrutura (Infrastructure Solutions Group, ISG): o ano de inovação continua com receita recorde e rentabilidade recorde

Oportunidade:

Até 2025, está previsto que só o mercado de servidores atinja US$ 134 bilhões. O mercado de infraestrutura de borda crescerá mais de 21% CAGR para atingir US$ 47 bilhões, e o mercado de armazenamento ultrapassará US$ 36 bilhões.

Desempenho do segundo trimestre do ano fiscal 22/23:

Crescimento sustentável:

Grupo de Dispositivos Inteligentes (Intelligent Devices Group, IDG): manteve uma forte rentabilidade, superando a concorrência

Oportunidade:

Embora o tamanho do mercado de PCs e tablets tenha diminuído no curto prazo, devido ao ambiente macroeconômico, a longo prazo ainda é esperado que permaneça superior aos níveis anterioresàpandemia. Ao lado dos PCs, o mercado de soluções baseadas em cenários continuará a cresceràmedida que a Lenovo se expande dos dispositivos inteligentes para espaços inteligentes.

Desempenho do segundo trimestre do ano fiscal 22/23:

Crescimento sustentável:

Destaques operacionais e investimentos para o futuro

Tech World ’22 – Em seu evento de inovação global anual, a Lenovo apresentou sua visão para a evolução da colaboração entre usuários, espaços e dispositivos para possibilitar possibilidades ilimitadas tanto em aplicações do mundo real quanto no Metaverso. A Lenovo revelou novos conceitos, soluções e inovações emergentes que definirão a forma como trabalhamos, aprendemos e nos relacionamos com o mundo digital. Também apresentou os resultados de um estudo de pesquisa global de diretor de tecnologia que revelou os pontos de vista do diretor de tecnologia sobre como a TI tradicional continuará a evoluir para uma arquitetura de ‘Nova TI’ onde os dispositivos dos clientes, a computação de borda, a computação em nuvem, a rede e a IA trabalham em conjunto para abordar os problemas comuns e fornecer soluções que impulsionem uma maior digitalização global em todos os setores.

Ambiental, social e governança – A Lenovo publicou recentemente seu relatório anual ESG que descreve seus progressos, ambições e metas para os próximos anos. Na Tech World ’22, a Lenovo também compartilhou sua visão para emissões líquidas zero, e seu primeiro passo para essa visão com metas de redução de emissões a curto prazo em 2030. A Lenovo está alinhando suas metas de redução de emissões com a iniciativa Metas Baseadas na Ciência, tanto a curto como a longo prazo, para contribuir com as metas do Acordo de Paris. A validação externa continuaàmedida que o bônus verde inaugural da Lenovo lançado em julho foi incluído no Índice Bloomberg MSCI de títulos verdes (green bond), um dos mais importantes benchmarks globais para fundos institucionais da ESG. A Lenovo também recebeu a melhor classificação AA+ no Índice de Sustentabilidade Empresarial Hang Seng 2022, recebendo a melhor classificação no setor de TI pelo 2 o ano consecutivo.

Inovação – Em setembro, a Lenovo foi classificada como uma das empresas mais inovadoras do mundo como parte do índice anula do Boston Consulting Group, classificando-se em 24º lugar. Na Tech World ’22 o grupo demonstrou uma série de novos fatores de forma e ideias inovadoras, incluindo sua prova rolável de conceitos para o smartphone e PC e tecnologia de telepresença imersiva ‘Cyber Spaces’. Também destacou as inovações que a ajudarão a realizar sua visão para zero líquido e as ações que a empresa está realizando através de produtos e fabricação para reduzir sua pegada de carbono.

[1] a medida não-HKFRS foi ajustada pela exclusão das variações líquidas do valor justo dos ativos financeiros a valor justo por meio de lucro ou perda, amortização de ativos intangíveis resultantes de fusões e aquisições, encargos relacionados a fusões e aquisições; e os correspondentes efeitos do imposto de renda, se houver.

Sobre a Lenovo

A Lenovo (HKSE: 992) (ADR: LNVGY) é uma potência tecnológica global com receita de US$ 70 bilhões, classificada em 171.º lugar na lista Fortune Global 500, empregando 75.000 pessoas em todo o mundo e atendendo a milhões de clientes, todos os dias, em 180 mercados. Com foco em uma visão ousada para fornecer tecnologia mais inteligente para todos, a Lenovo construiu seu sucesso como a maior empresa mundial de PCs e expandiu ainda mais seus negócios para importantes áreas de crescimento, incluindo servidor, armazenamento, dispositivos móveis, soluções e serviços. Com essa transformação, juntamente com sua capacidade de inovação que muda o mundo, a Lenovo está construindo uma sociedade digital mais inclusiva, confiável e sustentável para todos, em todos os lugares. Para saber mais, acesse https://www.lenovo.com,e leia as mais recentes notícias em nosso StoryHub.

LENOVO GROUP

RESUMO FINANCEIRO

Para o trimestre terminado em 30 de setembro de 2022

(em milhões de US$, exceto dados por ação)

 

 


Segundo trimestre de 22/23


trimestre de 21/22


Alteração em relação ao ano anterior

Receita

 

17.090

17.869

(4%)

Lucro bruto

 

2.877

3.006

(4%)

Margem de lucro bruto

 

16,8%

16,8%

0 pt

Despesas operacionais

 

(2.026)

(2.189)

(7%)

Despesas de P&D

(incluídas nas despesas operacionais)

 

(556)

(482)

15%

Relação despesas/receita

 

11,9%

12,3%

(0,4) pts

Lucro operacional

 

851

817

4%

Outras receitas/(despesas) não operacionais – líquidas

 

(141)

(75)

89%

Receita bruta

 

710

742

(4%)

Tributação

 

(156)

(185)

(16%)

Lucro no período

 

554

557

(1%)

Participação minoritária

 

(13)

(45)

(72%)

Lucro atribuível aos acionistas

 

541

512

6%

Lucro atribuível aos acionistas – não-HKFRS [1]

 

591

591

(0%)

EPS (centavos de dólar)

Básico

Diluído

 

4,54

4,23

4,42

3,96

0,12

0,27

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Hong Kong – Angela Lee,angelalee@lenovo.com, +852 2516 4810

Londres – Charlotte West, cwest@lenovo.com, +44 7825 605720

Zeno Group LenovoWWcorp@zenogroup.com

Fonte: BUSINESS WIRE