Brasil tem percentual de 31% em exportações de tecnologia no ano de 2022
São Paulo, SP 22/12/2022 –
País cresce no percentual de participação de exportação de tecnologia mas ainda detém uma porcentagem muito pequena do mercado.
Segundo dados da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná, o Brasil vem crescendo em produção para o setor de Tecnologia da Informação, com serviços, mão de obra e desenvolvimento de tecnologias. O que só entre os anos de 2020 e 2021 atingiu um crescimento de 31% nas taxas de importações de serviços em tecnologia.
Comparado com a média mundial, que ficou em cerca de 22%, o Brasil cresce no percentual de participação no mercado global de TI, mas ainda possui apenas 0,36%, com movimentação de mercado em cerca de US $2,7 bilhões.
De acordo com pesquisas feitas pela Money Report, a China permanece em primeiro lugar com 528% de crescimento no mesmo período, seguida por potências como Irlanda, com 353% e pelos Estados Unidos 290% – país esse que superou a taxa mundial de exportação de 200%- enquanto países que fazem parte do top 5, como Índia e Alemanha apresentaram crescimento inferior, de 74% e 61%, respectivamente.
A pandemia é um dos fatores que podem ser considerados para o aquecimento do mercado de exportação. Pois, segundo um estudo feito pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o LinkedIn, o setor de tecnologia da informação foi o que mais cresceu durante a pandemia na América Latina.
Segundo Luis Felipe Campos, especialista no mercado de logística e Trade Brasil-Europa, “o país ainda tem muito potencial para crescer nesse mercado, a partir de incentivos fiscais para vinda de empresas ao Brasil e mão de obra qualificada. Apesar de recentes, os investimentos em universidades, colégios técnicos, startups as iniciativas são cada vez maiores. É preciso dar continuidade a esses tipos de projetos em uma área que movimenta bilhões por ano”.
Ainda segundo Luis, o país tem grande potencial de crescimento neste segmento. “É perceptível que há um aumento de investimentos da iniciativa privada e a capacitação de novos talentos na área da tecnologia. Com profissionais capacitados e lançamento de novos produtos e soluções irão impactar positivamente no desenvolvimento das exportações nos próximos anos”, explica.
Website: https://www.linkedin.com/in/luisfelipecamposlogistic/