Ciência de Dados pode auxiliar o Marketing
5/1/2023 –
Analisar com mais profundidade as características do mercado é crucial para a área de Marketing; Ciência de Dados utiliza inteligência artificial para prever caminhos mais vantajosos aos profissionais da área
Ciência de Dados (ou Data Science, em inglês) é o conjunto de práticas aplicadas a partir de uma inteligência artificial que cruza informações a fim de analisar certos padrões de comportamento de usuários, empresas, buscas na internet, perfil de grupos, entre outros. Mas, para além de organizar as informações relacionadas a tais dados, a Ciência de Dados também permite que previsões possam ser feitas para o futuro, o que para o campo do Marketing é algo valioso.
Análises como a preditiva, que possibilita modelos baseados em padrões, podem evitar dificuldades de marcas e empresas em relação a campanhas, além de projetar dados precisos sobre possíveis lucros ou déficits em alguma ação ou orçamento anual. Há também a análise prescritiva, que visa mostrar aos usuários, por meio de cruzamento de diversos dados e algoritmos, perspectivas mais sólidas e otimistas.
De acordo com Edson Campana Rezende, da Lean Solutions, “as mudanças suscitadas a partir da Ciência de Dados podem ser vistas em inúmeras estratégias que foram desenvolvidas para permitir que os resultados pudessem ser metrificados”. O profissional afirma que, desta forma, surgem estruturas de business intelligence, além do avanço da tecnologia digital analytics.
As análises proporcionadas a partir das análises digitais podem ser encaradas como uma ferramenta a mais para estratégias mais promissoras. Uma característica importante deste tipo de tecnologia é que, além de mapear os movimentos dos consumidores, a Ciência de Dados oferece intersecção com as oscilações do mercado financeiro. Ou seja, o panorama para a assertividade pode ser ainda maior, visto que algumas tendências podem ser afetadas pela economia.
Edson Rezende aponta, ainda, que hoje muitos ainda associam o marketing a fazer anúncios na internet, mas isso é apenas a ponta do iceberg de possibilidades. “Com maior entendimento dos dados é possível: entregar um melhor produto para cada perfil de consumidor, oferecer uma melhor experiência de comunicação e suporte, atingir o público certo no canal de aquisição certo, além claro, de criar meios de promover crescimento que não envolvam grandes montantes de investimento”, conclui.
Website: https://leansolutions.com.br