Inicio > noticias-corporativas > Grupos de Discussão sobre CSC realizam cerca de 30 encontros em 2022 no país    
17/01/2023

Grupos de Discussão sobre CSC realizam cerca de 30 encontros em 2022 no país

Grupos de Discussão sobre CSC realizam cerca de 30 encontros em 2022 no país

Rio de Janeiro, RJ 17/1/2023 –

O IEG coordena, atualmente, seis Grupos de Discussão sobre os Centros de Serviços Compartilhados, são eles, Compartilha, Coopera+, GESC, Inova, SOMAR e Transforma.

O IEG coordena seis Grupos de Discussão sobre CSC, Compartilha, Coopera+, GESC, Inova, SOMAR e Transforma. Atualmente, esses Grupos contam com a participação de mais de 130 empresas distribuídas por todo o Brasil que, juntas, somam cerca de 30 mil funcionários atuando nos CSCs.

Ao longo de 2022, foram realizadas diversas reuniões que disseminaram muito aprendizado e conhecimento. Desde janeiro, ocorreram 29 encontros via webconferência, com apresentações de cases e discussões relevantes entre as empresas participantes dos Grupos.

COMPARTILHA

O Grupo Compartilha realizou 5 encontros em 2022. Em sua primeira reunião, foi abordado o tema “Planejamento do CSC em 2022” e as empresas compartilharam um pouco dos projetos e metas previstas para o ano.

Nas duas reuniões seguintes, foram apresentados os temas de “Cultura de Inovação” e “Inteligência Artificial”, contando com a participação da Nestlé como empresa convidada para dividir com o Grupo as boas práticas de Cultura realizadas dentro do CSC e com a Andrade Gutierrez e a Ambev, que possuem cases de IA e também compartilharam um pouco das suas experiências.

As demais reuniões do ano foram sobre os temas: “Admissão Digital + Digitalização do CSC” com case apresentado pelas empresas Rodobens e Lojas Renner, e “Metodologias Ágeis + CSC como parceiro de negócios”, com cases das empresas Bunge e Suzano. Hoje, 19 empresas fazem parte do Grupo Compartilha.

COOPERA+

O Grupo Coopera+ também realizou 5 encontros ao longo do ano de 2022, sendo o primeiro sobre “Planejamento do CSC em 2022”. No segundo encontro, a empresa Randon apresentou um case sobre Digitalização do CSC, abordando alguns projetos que estão em implementação e melhorias visadas.

O terceiro encontro apresentou dois temas altamente relevantes no mercado, “Gestão do Conhecimento” e “Retenção de Funcionários”. A Vexia dividiu informações sobre as suas políticas de gestão do conhecimento e as empresas do Grupo tiveram a oportunidade de debater sobre os principais desafios e dificuldades atuais para a retenção de funcionários.

As duas outras reuniões realizadas pelo COOPERA+ foram sobre “Admissão Digital”, com case apresentado pelo Grupo Soma e empresa Rodobens, e também sobre “Metodologias Ágeis + CSC” como parceiro de negócios”, com case trazido pela Petrobras. Atualmente 19 empresas compõem o Grupo COOPERA+.

GESC

No GESC, foram realizados 4 encontros em 2022. O primeiro contou com a participação de 23 empresas e 40 participantes discutindo sobre os principais desafios enfrentados na digitalização dos Centros através do case da Randon, no qual foram mostradas algumas iniciativas internas sobre o tema abordado.

Já no segundo encontro, 22 empresas presentes debateram sobre a importância da gestão por dados nos CSCs. Com o case da Raízen, foi possível entender o caminho trilhado até alcançarem os resultados internos desejados. As reuniões que aconteceram posteriormente foram sobre Atração e retenção de talentos, com case da empresa Robert Half, e Métricas de produtividade, com case da CPFL. O GESC conta, hoje, com 24 empresas participando do grupo.

INOVA

As reuniões de fevereiro e abril do Inova abordaram os temas “Novo Perfil do Colaborador de CSC” e “Process Mining”. Para o primeiro encontro, a Randon apresentou o case, que contou sobre os principais aprendizados na jornada de transformação cultural no CSC da empresa.

Na segunda reunião, as apresentações foram da Ambev e Bancorbrás, mostrando um case interno e outro externo ao Grupo para destacar estágios diferentes de maturidade do Process Mining e, consequentemente, compartilhando informações relevantes sobre as etapas e desafios de cada uma. Na terceira reunião, em junho, a Energisa mostrou em sua apresentação como foi a trajetória de criação e aprimoramento do CoE do CSC da empresa.

Nas últimas reuniões do ano, os temas debatidos foram: “RPA e Gestão de Gente”, com case da empresa Mosaic, e “Inteligência Artificial e Experiência do Cliente” com case apresentado pela Andrade Gutierrez. Hoje o Inova possui 25 empresas participantes.

SOMAR

O Grupo Somar atualmente conta com a participação de 23 empresas que se reuniram em cinco encontros ao longo do ano de 2022. A primeira reunião também abordou o tema “Planejamento do CSC em 2022”, com todos os CSCs compartilhando oportunidades e desafios.

No segundo encontro, foi discutido sobre “Treinamentos e Capacitações nos CSCs” e a Globo apresentou seu case, destacando sua academia de treinamentos e indicadores utilizados para acompanhamento. Para o terceiro encontro, foi abordado o tema “Digitalização do CSC”, com cases apresentados pela RHI Magnesita e Lojas Renner.

Os demais temas debatidos pelo SOMAR foram: “Cultura de Inovação”, com case da empresa John Deere, “Treinamento do CSC + Gestão do conhecimento” com case apresentado pela Globo e “Gestão do Conhecimento”, com case liderado pelas empresas Equatorial Energia e Sabesp.

TRANSFORMA

Criado em 2022, o Transforma é o mais novo grupo de discussão sobre CSC do IEG. Atualmente o Transforma conta com a participação de 24 empresas. Em janeiro foi realizada a reunião inaugural, com o alinhamento sobre o funcionamento do Grupo e uma rodada de conversas com a RaiaDrogasil, empresa convidada para compartilhar sua experiência sobre CSC.

Na segunda reunião do ano, iniciaram-se os debates sobre temas relevantes para os Líderes de CSC e o tema escolhido foi “Novo modelo de operação do CSC”, com apresentação do Case Nestlé, que mostrou como se deu a evolução de seus serviços. Para a terceira reunião, o tema foi “Retenção de Trabalhadores” e a Oncoclínicas compartilhou os pilares que compõem a estratégia para reter pessoas na empresa.

O IEG é uma empresa que elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para as organizações, dissemina conhecimento por meio de treinamentos customizados desenvolvidos para capacitar profissionais de diversas empresas no que tange a competências comportamentais, técnicas e ferramentais.

Website: http://www.ieg.com.br