Brasil está na vanguarda do avanço incessável da sustentabilidade
SÃO PAULO 28/2/2024 –
Permanecem dúvidas sobre quais ações ESG devem ser priorizadas e como esses esforços podem ser melhor comunicados às partes interessadas, afirma o relatório ISG Provider Lens™
Demonstrando liderança, especialmente na esfera regulatória, o Brasil está avançando de forma assertiva em sua agenda de sustentabilidade e ESG, de acordo com um novo relatório de pesquisa publicado hoje pelo Information Services Group (ISG) (Nasdaq: III), uma empresa líder global em pesquisa e consultoria tecnológica.
O relatório ISG Provider Lens™ Sustainability and ESG 2023 para o Brasil conclui que as empresas no Brasil são pioneiras na realização de passos importantes para a concretização de uma agenda de transformação ecológica. O Brasil foi o primeiro país do mundo a incorporar padrões globais emitidos pelo International Sustainability Standards Board (ISSB) em seu quadro regulatório, um movimento que levou ao aumento da demanda em todo o país por soluções de sustentabilidade, diz o relatório do ISG.
“Os prestadores de serviços estão reconhecendo cada vez mais a importância da sustentabilidade”, disse Andy Miears, diretor, organização adaptativa, do ISG. “Eles têm uma oportunidade sem precedentes de liderar a transição para um futuro mais verde.”
Apesar da popularidade dos temas de sustentabilidade e ESG no Brasil, as empresas continuam inseguras sobre como exatamente cumprir seus compromissos de sustentabilidade e ESG e como fazê-lo de uma forma que tenha uma repercussão positiva entre as partes interessadas, afirma o relatório do ISG.
Embora as classificações ESG tradicionais se concentrem normalmente em facores ambientais, há uma ênfase crescente em fatores sociais e de governaça, como os direitos humanos, as práticas de trabalho e a diversidade dos conselhos de administração, observa o relatório. Isto está levando ao desenvolvimento de novas metodologias de classificação ESG que dão maior peso aos fatores sociais e de governanda, afirma o ISG.
Para este fim, a IA e o ML estão sendo utilizados para desenvolver novas classificações ESG e metodologias de benchmarking que sejam mais precisas e eficientes e que mostrem o potencial para reduzir preconceitos, afirma o relatório do ISG. As classificações ESG padronizadas em todos os setores permitem que as organizações avaliem o seu desempenho de sustentabilidade em relação aos seus pares, afirma o relatório. Ao comparar com os padrões da indústria, as empresas podem identificar áreas de melhoria e estabelecer metas de sustentabilidade, afirma o ISG.
“A conformidade com ESG não é mais uma opção, mas um requisito para operar no ambiente de negócios atual”, disse Jan Erik Aase, sócio e líder global da ISG Provider Lens Research. “As empresas procuram parceiros estratégicos que possam oferecer soluções e serviços especializados para as ajudar a integrar práticas sustentáveis nas suas operações.”
O relatório também examina a escassez de profissionais qualificados em setores-chave, incluindo estratégia de sustentabilidade, energias renováveis e gestão sustentável de resíduos.
O relatório ISG Provider Lens™ Sustainability and ESG 2023 para o Brasil avalia as capacidades de 81 fornecedores em cinco quadrantes: Strategy and Enablement Services, Technology Solutions and Implementation Services – IT, Technology Solutions and Implementation Services – OT, Data Platforms and Managed Services e Rating and Benchmarking Services.
O relatório nomeia Accenture, IBM e Wipro como Líderes em quatro quadrantes cada, enquanto Capgemini, Deloitte, EY, PWC e SAP são nomeadas como Líderes em três quadrantes cada. EcoVadis, KPMG, Siemens e WayCarbon são nomeadas Líderes em dois quadrantes cada, enquanto Agrotools, Bain & Company, BCG, Bloomberg, CDP, DEEP, ESG Book, FactSet, ISS ESG, LSEG Data & Analytics, Moody’s ESG, MSCI, S&P Global e Sustainalytics são nomeadas Líderes em um quadrante cada.
Além disso, a Schneider Electric é nomeada como Rising Star — uma empresa com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição do ISG — em dois quadrantes, enquanto GreenPlat, RepRisk e TIVIT são nomeadas como Rising Stars em um quadrante cada.
O relatório ISG Provider Lens™ Sustainability and ESG 2023 para o Brasil está disponível para assinantes ou para compra única nesta página da web.
Sobre o ISG Provider Lens™ Research
A série de pesquisas em quadrantes do ISG Provider Lens™ é a única avaliação de provedor de serviços desse tipo a combinar pesquisa empírica baseada em dados e análise de mercado com a experiência e observações do mundo real da equipe de consultoria global do ISG. As empresas encontrarão uma grande quantidade de dados detalhados e análises de mercado para ajudar a orientar sua seleção de parceiros apropriados (sourcing), enquanto os consultores do ISG usam os relatórios para validar seu próprio conhecimento de mercado e fazer recomendações aos clientes corporativos do ISG. A pesquisa atualmente abrange fornecedores que oferecem seus serviços globalmente, em toda a Europa, bem como nos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Reino Unido, França, Benelux, Alemanha, Suíça, países nórdicos, Austrália e Cingapura/Malásia, com mercados adicionais a serem adicionados no futuro. Para obter mais informações sobre o ISG Providers Lens™ da ISG, visite esta webpage.
Uma série de pesquisas complementares, os relatórios ISG Provider Lens Archetype, oferecem uma avaliação inédita de fornecedores da perspectiva de tipos específicos de compradores.
Sobre o ISG
ISG (Information Services Group) (Nasdaq: III) é uma empresa líder global em pesquisa de tecnologia e consultoria. Um parceiro de negócios confiável para mais de 900 clientes, incluindo mais de 75 das 100 maiores empresas do mundo, o ISG está comprometido em ajudar corporações, organizações do setor público e provedores de serviços e tecnologia a alcançar excelência operacional e crescimento mais rápido. A empresa é especializada em serviços de transformação digital, incluindo automação, nuvem e análise de dados; assessoria de sourcing; governança gerenciada e serviços de risco; serviços de telecomunicações; estratégia e desenho de operações; gestão de mudança organizacional, inteligência de mercado e pesquisa e análise de tecnologia. Fundada em 2006 e com sede em Stamford, Connecticut, o ISG emprega mais de 1.300 profissionais digital-ready que operam em mais de 20 países – uma equipe global conhecida por seu pensamento inovador, influência de mercado, profundo conhecimento em tecnologia e indústria, e pesquisa e recursos analíticos de classe mundial com base nos dados de mercado mais abrangentes do setor. Para mais informações visite http://www.isg-one.com/
Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20240228064617/pt/
Contato:
Press:
Will Thoretz, ISG
+1 203 517 3119
Thábata Mondoni, Mondoni Press para ISG
Contato: +55 11 98671 5652
Fonte: BUSINESS WIRE