Mercado de software de WFM é estimado em US$ 7,31 bilhões
7/5/2024 –
O setor deve chegar a US$ 10,24 bilhões até 2029; COO da SISQUAL® WFM explica as tendências de crescimento do mercado de softwares de gerenciamento de força de trabalho
O tamanho do mercado de software de WFM (Workforce Management – gestão da força de trabalho) é estimado em US$ 7,31 bilhões (R$ 38,65 bilhões) em 2024, conforme dados divulgados pela Mordor Intelligence.
Além disso, o segmento deve chegar a US$ 10,24 bilhões (R$ 54,14 bilhões) até 2029, crescendo a um CAGR (Taxa de Crescimento Anual Composta, em português) de 6,98% durante o período de previsão (2024-2029).
Para Pedro Cabral, COO (Chief Operating Officer) da SISQUAL® WFM, as tendências atuais no mercado de WFM (Workforce Management) evidenciam uma clara inclinação para a utilização de modelos preditivos, potenciados por avançados sistemas de previsão (Forecasting).
“Essa abordagem reflete não apenas a necessidade de otimizar os recursos humanos disponíveis, mas, também, a procura incessante por eficiência e produtividade em ambientes de trabalho cada vez mais dinâmicos e exigentes”, afirma.
Ele destaca que, com este tipo de tendências de mercado no setor do WFM, a SISQUAL® WFM prevê um crescimento acentuado nos próximos anos que deve refletir em mais clientes e projetos globais.
O mercado europeu de software de WFM em 2024 está estimado em EUR 2,3 bilhões (R$ 12,91 bilhões), e deverá atingir EUR 3,49 bilhões (R$ 19,59 bilhões) até 2029.
“Esse crescimento é impulsionado, principalmente, pela necessidade de melhorar a produtividade das empresas, mantendo a vantagem competitiva, assim como pela crescente complexidade dos padrões sociais e culturais relacionados à força de trabalho, tornando imperativo que as empresas usem soluções de WFM para garantir maior conformidade e adaptabilidade às mudanças dos padrões e respetivas tendências”, afirma.
Na visão de Cabral, a adoção de modelos preditivos no WFM vem “ganhando terreno” porque permitem às empresas antecipar necessidades futuras de mão de obra com uma precisão sem precedentes.
“Esses modelos utilizam dados históricos e variáveis em tempo real para prever cenários futuros, ajudando os gestores a tomar decisões mais informadas sobre como e quando alocar recursos”, explica. “Esse tipo de tecnologia é particularmente útil em indústrias com flutuações sazonais ou eventos imprevistos que podem afetar as exigências e capacidade de resposta de trabalho”, complementa.
Geradores de forecast facilitam previsões detalhadas e adaptativas
Para Cabral, os geradores de forecast são ferramentas essenciais, pois integram algoritmos de aprendizagem automática e análise estatística para fornecer previsões detalhadas e adaptativas.
“A capacidade destas ferramentas para ajustar previsões em tempo real, à medida que novos dados são disponibilizados, representa uma vantagem competitiva significativa”, pontua. “As empresas que implementam tais sistemas não só melhoram a gestão de turnos e escalas, como também otimizam os custos operacionais e melhoram a satisfação tanto dos clientes como dos colaboradores”, acrescenta.
O COO da SISQUAL® WFM explica que o impacto da integração de modelos preditivos e geradores de forecast em um WFM pode ser multifacetado:
- Eficiência operacional: melhoria na alocação de recursos, reduzindo o tempo ocioso e os custos com as horas extras;
- Capacidade de resposta: capacidade mais rápida e mais adaptada às mudanças e exigências do mercado;
- Satisfação de colaboradores: ajustes proativos nos horários podem levar a uma maior satisfação no trabalho, reduzindo a rotatividade;
- Decisões mais analíticas e baseadas em dados: fortalecimento da tomada de decisões com base em insights concretos e previsões confiáveis.
“A adoção de modelos preditivos e ferramentas de forecasting no âmbito do Workforce Management vem transformando a forma como as organizações planejam e gerem os seus recursos humanos”, considera Cabral. “Essa tendência não só aumenta a eficiência operacional, mas também contribui para uma gestão mais estratégica e informada do capital humano – aspetos cruciais para o sucesso empresarial no contexto atual e futuro”, diz ele.
Para mais informações, basta acessar: https://www.sisqualwfm.com/