Plataforma Quit Like Sweden pede controle progressivo do tabaco para salvar milhões de vidas no Dia Mundial Sem Tabaco
ESTOCOLMO 29/5/2024 –
Milhões de vidas poderiam ser salvas com uma abordagem mais progressiva relacionada com as medidas de controle do tabaco, diz uma nova plataforma comprometida em encorajar os países a seguirem a experiência sueca e ficarem “livres do tabaco”. À medida que o mundo se prepara para celebrar o Dia Mundial Sem Tabaco (WNTD) em 31 de maio, a plataformaQuit Like Sweden, lançada anteriormente este ano no Brasil, apela por estratégias comprovadas para incentivar a luta global contra o tabagismo.
Tradicionalmente, o WNTD é marcado por apelos para a cessação total do tabagismo. Entretanto, a plataforma Quit Like Sweden argumenta que é hora dos legisladores, reguladores, governos, a mídia e o público em geral se engajarem em uma discussão mais significativa sobre as estratégias para a redução dos impactos devastadores do tabagismo e das doenças relacionadas ao tabagismo.
Suely Castro, fundadora da plataforma Quit Like Sweden, enfatizou a necessidade de uma nova abordagem, citando a experiência da Suécia e o progresso notável no controle do tabaco.
“Em cada Dia Mundial Sem Tabaco, a comunidade internacional argumenta que um mundo sem cigarros é o objetivo final. Mas, neste Dia Mundial Sem Tabaco, em vez de se discutir o que poderia ser possível fazer, é hora de olharmos o que já foi feito pelo único país que se encontra próximo ao objetivo de parar de fumar: a Suécia”, disse Suely Castro.
Embora a Suécia tenha adotado rigorosamente medidas de cessação e prevenção do tabagismo, também possibilitou que os fumantes escolhessem alternativas mais seguras. Esta abordagem, baseada no que Sueli Castro chama de os três As, que significam Acessibilidade, Aceitação e Preços Acessíveis (em inglês, Accessibility, Acceptability e Affordability), resultou em milhões de suecos escolhendo deixar os cigarros para trás e trocar por alternativas mais seguras.
“Na Suécia, um em cada quatro adultos consome nicotina todos os dias. Embora este seja o mesmo nível que o resto da Europa, a incidência de câncer na Suécia é inferior a 41%, e as mortes relacionadas com o tabagismo na Suécia representam menos de metade das mortes relacionadas com o tabagismo em 24 dos outros 26 países da UE”, disse Castro.
“Este é o caso em países europeus, que possuem regulamentações similares às da Suécia, embora não contem com sua abordagem abrangente para a erradicação do tabagismo. Apenas imagine qual poderia ser o impacto global da experiência sueca completa.”
“Temos a capacidade de salvar milhões de vidas apenas replicando o modelo que já funcionou tão bem para a Suécia”, disse ela. “E não há melhor momento para iniciar essa conversa do que agora.”
Cenário
Quit Like Sweden é uma plataforma sem fins lucrativos cujo objetivo é encorajar os países a tomarem medidas para replicar a experiência sueca em uma estratégia abrangente que também inclui medidas e programas centrados na cessação e prevenção do tabagismo e que permite às pessoas que fumam escolherem outras alternativas.
Não defendemos a remoção das medidas e programas que contribuem com a cessação e prevenção do tabagismo e, em vez disso, apelamos aos legisladores de todos os países, organizações intergovernamentais e não-governamentais que complementem essas medidas e programas.
Estatísticas suecas
Como resultado das medidas progressivas de controle do tabaco na Suécia:
- A Suécia será o único país do mundo a ficar oficialmente “livre de fumo”, quando o seu predomínio do tabagismo cair abaixo de 5% ainda este ano.
- Em toda a Europa, a taxa de tabagismo é 5 vezes maior que a da Suécia.
- 24 dos 27 países da UE têm uma taxa de mortalidade relacionada com o tabaco pelo menos duas vezes superioràda Suécia.
- A incidência de câncer na Suécia é 41% inferioràdo resto da Europa, o que significa níveis 38% mais baixos do total de mortes decorrentes do câncer.
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.
Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20240529003869/pt/
Contato:
Perguntas e entrevistas de mídia
Suely Castro, fundadora, Quit Like Sweden
Fonte: BUSINESS WIRE