Inicio > DESTAQUE, NOTÍCIAS > Leite: Um Alimento Importante Para Quem Pratica Atividade Física    
02/03/2012

Leite: Um Alimento Importante Para Quem Pratica Atividade Física

Leite: Um Alimento Importante Para Quem Pratica Atividade Física

Siga-nos no twitter: @sitezipix

A alimentação é importante para otimizar e ajudar no desempenho do exercício. Já os antigos gregos acreditavam que o consumo de proteína era importante para os atletas. Tais idéias são vistas hoje, especialmente com esportes de resistência o qual a recomendação de proteínas é maior do que em indivíduos não praticantes de atividade física (HAUG; HOSTMARK;HARSTAD, 2007; ROY, 2008).

O leite e os produtos derivados do leite representam ótima fonte de proteínas, lipídios, aminoácidos, vitaminas e minerais. O leite com baixa quantidade de gordura possuí muitos nutrientes, o que o torná-lo um boa opção de bebida após a atividade física (BOS et al, 2003; ROY, 2008). Contêm carboidratos (lactose), nutriente importante que é utilizado como energia pelo músculo, proteínas como a caseína e o soro de leite em uma proporção de 3:1, o que diminui a digestão e aumenta a absorção dessas proteínas, resultando em elevada concentrações de aminoácidos .

Além disso, possuí uma grande proporção de aminoácidos de cadeia ramificada que têm um papel importante no metabolismo muscular e na síntese de proteína e tem naturalmente eletrólitos, importantes, pois são naturalmente perdidos com a transpiração e ajudam na recuperação de líquidos após o exercício (BOS et al, 2003).

Shirreffs et al, 2007 verificaram que a excreção urinária durante o período de recuperação foi maior em indivíduos que consumiram outras bebidas para se hidratarem enquanto que nos indivíduos que consumiram leite não houve perda hídrica pela urina. Sugere-se que os nutrientes presentes no leite como sódio e potássio sejam responsáveis pela eficácia no re-estabelecimento do balanço hídrico após uma desidratação induzida pelo exercício.

Elliot et al (2006)  investigaram a influência do consumo de diferentes quantidades de gorduras do leite (leite integral, semi desnatado e desnatado ) sobre resposta metabólica a proteína e avaliaram a quantidade de aminoácidos após 5 horas de exercício  de resistência. Todos os tipos de leite resultaram em um aumento significativo na quantidade de aminoácidos. O que confirmou que o metabolismo de proteínas foi reforçado com uma dose de leite após o exercício de resistência.

Outro estudo, ao comparar a quantidade de aminoácidos após a ingestão de 500 ml de leite desnatado com uma bebida de soja verificou que a bebida à base de soja foi digerido e absorvido muito mais rapidamente levando a um aumento rápido de aminoácidos em grandes concentrações no sangue. Já com o leite desnatado o aumento no sangue de aminoácidos foi mais lento e permaneceu elevada por um período maior, proporcionando uma maior quantidade de aminoácidos para a síntese protéica muscular esquelética (BOS, 2003).

Com base nestas características do leite, tem crescido cada vez mais o interesse e a indicação como uma bebida para repor os nutrientes perdidos em exercícios de resistência e de força.

Fonte: RG Nutri