Inicio > DESTAQUE, NOTÍCIAS > Sessão da Câmara 28/03    
28/03/2012

Sessão da Câmara 28/03

Sessão da Câmara 28/03

Siga-nos no twitter: @sitezipix

A sessão legislativa ordinária desta terça-feira (27/03) da Câmara Municipal de Itamaraju tinha tudo para ser apenas mais uma sessão, se não fosse a discussão sobre assuntos de relevante importância para a comunidade local, abordados com muita sabedoria pelos vereadores.

Com a ausência de quatro parlamentares (Sergio Luiz da Silva Pita, Georges Souza Passos, Antonio Gomes da Silva, e do presidente Rubens Cleudes de Jesus Neves), a reunião teve que ser presidida pelo vereador tucano Elan Wagner Santos Chaves, ‘Elan de Lozinho’, que convidou a vereadora Maria Cleunildes de Jesus Nunes, ‘Clemildes’ (PSD) para ocupar o cargo de 1ª Secretária.

Com grande expediente e ordem do dia sem matéria a apreciar, o presidente Elan franqueou a palavra. O primeiro a fazer uso foi o vereador Janilton de Souza Dias, ‘Jânio’ (PC do B). Ele destacou o evento que ocorrera no último domingo no Centro de Convivência do Idoso em comemoração ao aniversário de 90 anos do Partido Comunista do Brasil.

Jânio também falou sobre a decisão do Tribunal Superior Eleitoral, ocorrido na terça-feira da semana passada, confirmando a vitória do prefeito Manoel Pedro Rodrigues Soares (PSD), “foi uma grande vitória para todos nós, porque o prefeito está fazendo um excelente trabalho em Itamaraju e quem ganha com isso é o nosso povo”, diz.

O vereador Damião Fonseca Dias (PTB) fez um questionamento sobre os incentivos concedidos à empresa que vai se instalar em Itamaraju e gerar cerca de 400 novos empregos. Para o vereador se a Prefeitura vai conceder incentivos às empresas que estão chegando também deve apoiar às que já existem no município.

O presidente Elan solicitou um aparte e informou ao colega que sua solicitação já havia sido encaminhada ao prefeito pelos próprios empresários itamarajuenses e o prefeito já havia destinado aos empresários locais, parte do terreno onde seria implantada a Dakota bem como a mesma infraestrutura destinada às empresas que estão chegando.

Damião só fez uma pequena confusão com os números em seu pronunciamento, dando a entender que existe no município empresa empregando 400 trabalhadores, na realidade esse é o número total de trabalhadores que atuam nos seguimentos moveleiro e de confecções.

A licitação para a implantação de pavimentação por paralelepípedo em todas as ruas do Bairro Jaqueira foi destacada pelo vereador Erclei Sales dos Santos ( PT). O parlamentar informou que assistiu à conclusão do processo onde foi escolhida a empresa que vai tocar a obra que, segundo o vereador, deve ser iniciada dentro de 15 dias. Erclei ainda parabenizou os filiados ao PC do B pelos 90 anos de existência.

O colega de partido de Erclei, Osvaldo Silveira Rocha, ‘Valzão’, solicitou à mesa diretora da casa que encaminhe correspondência à Superintendência do INSS em Itabuna com o objetivo de obter informações sobre a construção da nova sede da entidade em Itamaraju.

Há aproximadamente dois anos a Câmara Municipal aprovou em regime de urgência um projeto de lei doando a área localizada na Praça da Independência, em frente a Prefeitura, para que o INSS construísse sua nova sede, mas até o momento nada foi feito. Valzão quer saber por que a sede de Prado foi construída e a de Itamaraju não.

O vereador petista também solicitou o envio de correspondência ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) com pedido de providências sobre o problema da insegurança de condutores e pedestres no trecho da BR-101 próximo ao trevo do Bairro Várzea Alegre. O vereador quer o mesmo que os moradores do bairro, a implantação de redutores de velocidade no local.

A representante das mulheres no Legislativo itamarajuense, vereadora Maria Cleunildes de Jesus Nunes,   ‘Clemildes’ (PSD), destacou a vitória do prefeito no TSE disse estar esperançosa de que agora a atual administração possa deslanchar.

A vereadora também afirmou que pôde acompanhar o desfecho do processo licitatório para a construção da quadra poliesportiva do Bairro São Bernardo, ressaltando que a obra deve ser iniciada em alguns dias. A quadra é fruto de uma emenda parlamentar do ex-deputado estadual Edson Duarte (PV) atendendo a uma solicitação da vereadora e será construída com contrapartida do município.

A parlamentar também convidou os colegas da Comissão de Saúde, para que estes se reúnam com a secretária de Saúde, Jane Evangelista de Matos Araújo, no sentido de se interar das razões pelas quais a Saúde não tem funcionado no município e buscar soluções para o problema.

A sessão também foi marcada por homenagens ao radialista Fábio Ferreira, da Terramar FM, que está deixando a cidade e retornando para o seio de seus familiares em Itabuna. A saída do radialista foi citada por todos os edis e o vereador Erclei Sales sugeriu aos colegas que estes concedam um título de cidadão honorário ao repórter, iniciativa apoiada pelos vereadores Valzão e Damião.

Encerrando a rodada de pronunciamentos, o presidente interino disse que vai marcar uma audiência com a secretária de Saúde, onde todos os vereadores devem se fazer presentes, com o objetivo de colaborar para a melhoria do serviço em Itamaraju.

Apesar de tecer algumas críticas a atual realidade da Saúde no município, o vereador, servidor da Saúde, reconheceu que “medidas já estão sendo adotadas para que o problema seja resolvido”, disse, mencionando que o município adquiriu recentemente uma grande quantidade de medicamentos para atender aos Postos de Saúde da Família (PSF) e o Hospital Municipal já voltou a fazer algumas cirurgias.

Elan também afirmou que acredita na capacidade da nova diretora do HMI, Simone Benigno, “ela é uma pessoa muito competente, conseguiu resolver muitos problemas na policlínica e tenho certeza que no Hospital Municipal não vai ser diferente”, conclui.

Por Nilson Chaves