Inicio > DESTAQUE, NOTÍCIAS > Moto de cinquenta cilindradas deve ser emplacada e precisa ser habilitado, diz Detran    
01/08/2012

Moto de cinquenta cilindradas deve ser emplacada e precisa ser habilitado, diz Detran

Moto de cinquenta cilindradas deve ser emplacada e precisa ser habilitado, diz Detran

Siga-nos no twitter: @sitezipix

Por Daniel Borges

Ao contrário do que pensa a maioria das pessoas, os condutores de motonetas, o que inclui as famosas “motos cinquentinhas”, precisam estar devidamente habilitados e são obrigados a emplacar o veículo.

A informação foi passada na manhã de terça feira (31/07), pela 12ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Itamaraju e pegou muita gente de surpresa. Em Itamaraju o número de usuários das motonetas de 50 cilindradas tem crescido nos últimos meses.

O coordenador da 12ª Ciretran, Jorge Kalid, informou que o Departamento Estadual de Transito da Bahia (Detran/BA), publicou nota informando que são obrigatórios o emplacamento e o licenciamento anual dos ciclomotores.

Segundo Kalid, não há diferença no procedimento que deve ser adotado para conduzir outros automóveis. “É preciso comprar o laudo, no valor de R$ 76,50, fazer exames médicos e psicológicos em clínica credenciada pelo Detran e posteriormente procurar um Centro de Formação de Condutores (CFC) — Auto Escola — para fazer aulas práticas e teóricas”, esclareceu.

Para efetuar o emplacamento, o condutor precisa se dirigir ao Detran e pagar todas as taxas, como seguro obrigatório (DPVAT) e IPVA, que são cauculados considerando o valor da motocicleta.

Kalid ainda alertou que haverá fiscalizações e os condutores de motonetas que não estiverem devidamente regularizados serão multados além de terem o veículo apreendido.