Inicio > DESTAQUE, NOTÍCIAS > 1° Oficina de Notificação de Casos de Violência Doméstica e Sexual    
12/09/2012

1° Oficina de Notificação de Casos de Violência Doméstica e Sexual

1° Oficina de Notificação de Casos de Violência Doméstica e Sexual

Siga-nos no twitter: @sitezipix

Foi realizado durante todo o dia (11/09/2012), no auditório do Colégio Modelo, em Itamaraju, a 1° Oficina de Notificação de Casos de Violência Doméstica e Sexual, com intuito de treinar e capacitar profissionais de saúde, professores, Polícia Militar e CRAS.

O evento aconteceu a partir das 7hs 30min até às 17hs, contou com a presença de representantes de varias entidades como, Ministério Público, Educação, Policia Militar, CRAS, CREAS, Conselho Tutelar entre outros.  A oficina abordou temas relacionados à Violência Domestica e Sexual.

Em entrevista Silmara Rocha analista técnica do estado, nos disse que foi uma imensa satisfação está presente na 1° Oficina de Notificação de Casos de Violência Doméstica e Sexual em Itamaraju, visto que apenas municípios com mais de cinquenta mil habitantes e onde não consta registro de notificação, está sendo realizado o evento neste ano.

A oficina teve a duração de oito horas, iniciou-se com uma introdução relatando sobre as causas externas do Brasil, Bahia, Itamaraju e DIRES (Diretorias Regionais de Saúde), sendo 13.800 casos de violência doméstica e sexual registrados no estado da Bahia, entretanto estes números ainda não expressam a realidade, mas apontam tendências para intervenção.

Vale lembrar que a notificação serve para o sistema de saúde, podendo assim conhecer o perfil epidemiológico para intervenção, pois o grande problema é que as vítimas são encaminhadas para unidades de saúde, sendo investidos milhões de reais, oriundos de recursos públicos no auxílio destas pessoas, tornando-se um problema de saúde pública e não sendo válido como denúncia.

Para maiores informações sobre notificações e perfis, que ajudem na elaboração de trabalhos e ações públicas acesse: http://dtr2004.saude.gov.br/sinanweb/