Justiça Eleitoral fará transporte gratuito dos eleitores no dia da votação no município de Itamaraju
Siga-nos no twitter: @sitezipix
Em Itamaraju a própria Justiça Eleitoral fará o transporte gratuito dos eleitores que vão se deslocar de uma localidade para outra. Esse direito já foi assegurado com todos os partidos numa reunião que foi realizada nesta quarta-feira (03/10), no plenário da Câmara Municipal, com o juiz eleitoral da 172ª Zona, Humberto José Marçal e a promotora eleitoral Michelle Roberta Souto, e fica proibido qualquer outro tipo de transporte de eleitores no município com sujeição de prisão em flagrante durante o dia da votação.
Segundo o juiz Humberto Marçal, Itamaraju possui uma particularidade diferente dos demais municípios do extremo sul, porque possui o maior território da região com 2.370 quilômetros quadrados, 9 distritos e 56 comunidades, além de 9 assentamentos agrários, com localidade com mais de 140 quilômetros da sede e por estas razões a Justiça Eleitoral ampliou o processo do transporte de eleitores em Itamaraju, onde 30 ônibus estarão autorizados a transportar gratuitamente os eleitores durante o dia das eleições.
“Se vamos ter em Itamaraju o transporte gratuito do eleitor então não justifica candidato querer levá-lo para esta ou aquela Seção. Se for flagrado fazendo isso será detido”, esclareceu o juiz Humberto Marçal, acrescentando que transportar eleitor no dia das eleições é crime e pode render ao responsável pena de reclusão de 4 a 6 anos.
No transporte gratuito serão utilizados os ônibus da Viação Itamaraju, Expresso Nacional, Empresa Brasileiro, Viação Eunapolitana e Viação Botelho, atuando na sede e no interior do município. Os itinerários seguidos serão os mesmos que já são explorados pelas empresas de transporte e pelo transporte escolar, além disso, uma perua Kombi será disponibilizada pela Justiça Eleitoral para transportar os portadores de necessidades especiais.
Por Athylla Borborema
Foto Fábio Marinho