Inicio > DESTAQUE, NOTÍCIAS > SEDIR/CAR participa da 31° Expo Teixeira    
20/10/2012

SEDIR/CAR participa da 31° Expo Teixeira

SEDIR/CAR participa da 31° Expo Teixeira

Siga-nos no twitter: @sitezipix

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Integração Regional (SEDIR/CAR) participa pela primeira vez da Exposição Agropecuária de Teixeira de Freitas, o evento acontece no Parque de Exposições.

Durante entrevista coletiva na noite desta sexta-feira, 19 de outubro, o secretário da SEDIR, Wilson Brito, destacou a importância da Exposição no setor econômico regional e anunciou a realização de uma exposição voltada para os produtores da agricultura familiar em Teixeira de Freitas no próximo ano, “havíamos feito uma programação de participar de pelo menos dez exposições em todo Estado, no entanto nosso projeto só foi apreciado no mês de setembro, o que inviabilizou parte dele, e só foi possível participar de quatro até agora. Para o ano de 2013, pretendemos cumprir esta programação, outro projeto da SEDIR para o próximo ano pretende realizar exposições da agricultura familiar nas principais cidades da Bahia, e Teixeira de Freitas está incluída nesse cronograma”, comentou.

Ainda sobre o projeto da expo da agricultura familiar, o secretário falou da importância da participação dos gestores municipais, ao mencionar a obrigatoriedade da aquisição de no mínimo 30% dos produtos da agricultura familiar para a merenda escolar. “Nesta expo, estarão presentes cooperativas e associações aptas a fornecer estes produtos aos municípios”, completou.

Desde que assumiu a SEDIR, Wilsinho já viabilizou cerca de 50 convênios para o extremo sul da Bahia, uma marca importante, que supera números de momentos anteriores a sua posse que aconteceu em janeiro deste ano. “São números extraordinários, o mais importante é que estes convênios são voltados para a agricultura familiar e infraestrutura. A secretaria foi criada para combater a desigualdade social na Bahia, temos ainda no Brasil muitas famílias vivendo em estado de fragilidade social, e a maioria destas pessoas estão no campo, daí a importância de trabalhar por intermédio de associações e cooperativas fortalecendo a agricultura familiar através de transferência de tecnologias, assistência técnica e investimento na produção”, explicou Wilsinho.

Durante a 31ª Expo, os agricultores e pecuaristas têm acesso a inovações tecnológicas e a animais geneticamente melhorados, que serão apresentados nos leilões, além de linhas de crédito para o financiamento de equipamentos agrícolas e produtos da agricultura familiar vindos de vários municípios baianos.

No estande da SEDIR/CAR, o público pode degustar os produtos de seis cooperativas baianas apoiadas pelo governo, a exemplo da Cooperativa dos Produtores dos Derivados de Cana-de-açúcar da Região do Rio Gavião (Coodecana)  do município de Condeúba, região Sudoeste da Bahia, que faz parte de uma rede de cooperativas e associações do Vale do Rio Gavião composta por  4 cooperativas: a Coodecana, Coopeman, Coodeleite e Coopmel, que são formadas por 32 associações de agricultores familiares, atuando em 13 municípios da região sudoeste .

Segundo explicou Denílson Moura, técnico da Coodecana,  a cooperativa produz cachaça, melado, rapadura e açúcar mascavo, com exceção da cachaça , os demais produtos são comercializados principalmente para os programas do governo estadual Penai e do governo federal PPA que compram os alimentos e repassam a entidades beneficentes e também a merenda escolar.

Uma das novidades no estande da SEDIR/CAR são os produtos da  Bahia Cacau, primeira fábrica de chocolate da agricultura familiar implantada no Brasil. Raquel Valençuela, auxiliar administrativa, explica que os produtos da Bahia Cacau, são produzidos pela Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Almada e Adjacencias (Cooafba) localizada em Ibicaraí.

A Bahia Cacau já produz chocolate em alto padrão levando mais oportunidade para pequenos produtores da região cacaueira. A iniciativa se transformou num grande passo no caminho da sustentabilidade rural e uma nova alternativa de produção. A fábrica possui maquinário próprio e é administrada pela Coofba, uma cooperativa constituída por pequenos produtores de Ibicaraí e região.

A Bahia Cacau produz chocolates com 56,6% e 70% de cacau. A tecnologia de transformação do cacau em chocolate obedece a um processo cuidadoso de torragem, descascamento, moagem, mistura e embalagem.

Recentemente a fábrica baiana de chocolate ganhou destaque mundial durante a realização do Salon Du Chocolat, em Paris, despertando interesse de empresários de países como, Equador, Argentina, Paraguai, Honduras, Nicarágua, Alemanha, Costa Rica, Panamá e França.

A 31ª Expo, que acontece até do dia 21 de outubro, teve na programação bastante concorrida nesta sexta-feira, com leilão de gado de leite realizado pelo Fazendão Soluções Agropecuárias e Ambientais e a Minas Leilões e Eventos.

Ainda durante a programação também foram realizadas palestras, rodeio e shows com a dupla Edu e Maraial e Trio da Huana.

Durante todos os dias, o evento conta com reforço da Polícia Militar com viaturas e motopatrulhamento no interior e imediações do Parque, o efetivo diário é de 60 homens da PM. Até o momento nenhuma ocorrência policial foi registrada durante a Expo.

Fonte: Sul Bahia News