Pedro da Campineira em coletiva anuncia concurso público da Prefeitura Municipal de Itamaraju
Siga-nos no twitter: @sitezipix
Numa entrevista coletiva ocorrida por volta de meio dia desta terça-feira (30/10) no prédio da Rádio 99 FM, o prefeito de Itamaraju, Manoel Pedro Rodrigues Soares (PSD), anunciou a realização do tão esperado concurso público. De acordo com a assessoria de comunicação, a coletiva aconteceu no prédio da emissora porque o gestor já tinha uma entrevista agendada naquela estação.
Demonstrando tranquilidade e felicidade por conta da reeleição recente, o gestor respondeu a todas as perguntas feitas pelos profissionais de imprensa. Falando sobre as vagas, ele relatou que a princípio, serão 113, entretanto, será formado cadastro reserva com perspectiva de este número chegar a 425, de acordo com a necessidade do município. O concurso terá vigência de dois anos.
Questionado sobre o porquê de não se ter realizado o concurso antes das eleições, o gestor explicou que ele não ocorreu antes por conta das proibições previstas na legislação eleitoral. O concurso público visa diminuir o número de contratações temporárias, uma prática comum dos gestores que passaram pelo município ao longo dos últimos 20 anos. Nesta quarta-feira, dia 31, contratos temporários estão vencendo, isso significa que centenas de pessoas estarão mais uma vez desempregadas a partir desta data em Itamaraju.
Para o prefeito Manoel Pedro, o concurso não vai extinguir os contratos, entretanto, vai propiciar maior segurança aos que virão trabalhar na Prefeitura Municipal de Itamaraju, “os outros gestores aproveitavam os contratos para driblar a lei e nós não pensamos assim, não fizemos antes porque realmente não tivemos condição”, disse.
O chefe do Executivo itamarajuense destacou que com a realização do concurso público, o município atende plenamente a tudo que foi pontuado no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com a representante do Ministério Público da Bahia. Além disso, de acordo com o prefeito, o MP/BA também está acompanhando todo o processo, “a promotora pública estará à vontade para cumprir o seu papel de promotora sem nenhum tipo de constrangimento ou impedimento, a promotora inclusive vai poder ter acesso aos cartões de respostas dos candidatos tão logo termine a prova, tudo pra garantir a lisura que esse processo merece”, enfatiza.
Os contratos permitidos a partir de 1º de janeiro de 2013 só serão aqueles que visam atender aos programas federais desenvolvidos nas secretarias de Saúde e Ação Social. A empresa que vai executar o concurso é a MSM Consultoria e Projetos Ltda, que existe há 19 anos e já realizou mais de 1,2 mil concursos nas esferas federal, estadual e municipal.
Escolhida num processo licitatório realizado em maio deste ano na modalidade tomada técnica de preço, no qual seis empresas adquiriram o edital, a MSM já atuou em 20 dos 21 municípios do Extremo Sul do Estado, não atuando apenas em Itabela. No município de Itamaraju, a empresa executará seu terceiro concurso, os outros dois foram realizados nas gestões de Frei Dilson e Tassizo Carletto. A MSM é de Teófilo Otoni – MG e tem como fundador Detsi Gazzinelli Júnior, atual Diretor Técnico.
O Edital estará disponível no site da empresa (www.msmconsultoria.com.br) até o final da tarde de hoje (30/10). De acordo com Gazzinelli, as inscrições começam no próximo dia 1º (quinta-feira) e seguem até 15 de Novembro, também no site, com último dia para o pagamento do boleto, gerado no momento da inscrição, em 16 de novembro. A taxa de inscrição vai variar entre R$ 35,00 e R$ 100,00, a depender do cargo escolhido.
As provas estão marcadas para o dia 16 de dezembro do ano em curso e os classificados serão chamados até 17 de janeiro de 2013. Gazzinelli lembra que as pessoas que não tiverem condição de fazer a inscrição na internet podem procurar a Lan House Point Virtual localizada à Avenida Brasil, número 1148; neste local foi montado um posto de atendimento da MSM Consultoria.
O diretor afirmou ainda que a pré-disposição do MP de acompanhar e fiscalizar o concurso é positiva porque vai trazer tranquilidade ao gestor, a empresa executora e ao próprio candidato, que terá a certeza da realização de um certame transparente, “se vocês acreditam na atuação do Ministério Público podem ter certeza que esse concurso será feito com total transparência”, destaca.
O prefeito reeleito Manoel Pedro também aproveitou a oportunidade para garantir a implantação da empresa Delfa até o mês de julho do ano que vem. Para ele essa empresa vai iniciar o processo de resolução do problema da falta de emprego no município.
Por Nilson Chaves