Itabela, Itamaraju e Caravelas terão pedágios com duplicação da BR-101
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Por Ronildo Brito
Mesmo sabendo que a duplicação da BR-101 é algo necessário até mesmo para sua segurança, mas trafegar na rodovia no trecho entre os municípios de Caravelas até Itabela, deverá custar caro. É que os três municípios contam no processo de privatização e duplicação como praças do temido pedágio. Como a sede de Caravelas fica distante da rodovia BR-101 é provável que a praça de pedágio fique nas imediações do distrito de Rancho. Em Itamaraju e Itabela as centrais de cobranças deverão ser erguidas próximas às áreas urbanas. No total o trecho baiano da rodovia BR-101 entre Feira de Santana e Mucuri, que será concedido para a iniciativa privada ainda este ano, terá nove praças de pedágio ao longo dos seus 772,3 quilômetros.
A concessão tem um prazo de 25 anos e prevê a recuperação e duplicação da rodovia com investimentos totais de R$ 3,58 bilhões. A concessão faz parte da 3ª Etapa do Programa de Concessões de Rodovias Federais, que vai passar sete trechos rodoviários para a iniciativa privada.
Após audiências públicas que serão realizadas, a assinatura do contrato que dará início ao período de concessão deve acontecer em setembro deste ano de 2013. A partir dessa etapa a concessionária terá um prazo de cinco anos para duplicar a rodovia no trecho baiano. No primeiro ano, será realizada apenas a requalificação na pista já existente. A partir do segundo ano, possivelmente em setembro de 2014, a empresa fará a duplicação dos primeiros 87,6 quilômetros. A expectativa inicial é que a duplicação completa esteja pronta nos últimos meses de 2018.
O preço do pedágio
Segundo estimativas feitas com base em valores cobrados nos trechos duplicados da rodovia BR-116, também repassados à iniciativa privada, o preço base do pedágio por trecho na BR-101 deve variar entre R$ 3,80 e R$ 7,50. Com os nove pedágios somados, o preço pago entre Mucuri e Feira de Santana chega a R$ 57,60. Este valor, no entando, ainda poderá ser reduzido de acordo com o lance dado pela empresa que vencer a licitação.
O Governo do Estado, através da secretaria estadual de Infraestrutura, promete acompanhar de perto todo o processo licitatório, bem como a aplicação devida dos recursos estabelecidos nos contratos de concessão. De todo modo o preço previsto que sairá do bolso do motorista assusta. A rodovia terá uma praça de pedágio para, em média 85 quilômetros rodados, enquanto na BR-116, a média é de 95 quilômetros. Essa distância média prevista pode sofrer algumas alterações.
Em relação ao município de Teixeira de Freitas, de acordo com o projeto base apresentado, não existe previsão de instalação de nenhuma praça de pedágio. Além de Caravelas, Itamaraju e Itabela as demais praças de cobrança de pedágio ficarão nas cidades de São Gonçalo dos Campos, Conceição do Almeida, Wenceslau Guimarães, Ubaitaba, Buerarema e Mascote.
Se por um lado a privatização da rodovia deverá onerar o transporte de cargas e passageiros, para os municípios que abrigarão as praças de cobrança do pedágio significará aumento na arrecadação.