Nova sede do CRAS-I é inaugura em Itamaraju no bairro Cristo Redentor
Siga-nos no twitter: @sitezipix
Moradores, servidores públicos, vereadores, prefeito e vice-prefeito participaram na tarde desta terça-feira (19/02) da inauguração da nova sede do CRAS-I, localizada a Rua Gandú, número 100, no Bairro Cristo Redentor. De acordo com a coordenadora da unidade, este Centro de Referência de Assistência Social já funcionou no Bairro Novo Prado, depois no Centro e, deve permanecer no atual endereço por 2 anos aproximadamente. “Nós pretendemos levar a sede do CRAS-I para todos os bairros que integram o nosso território de abrangência”, disse Nilzete Pereira, coordenadora.
Além dos Bairros Cristo Redentor e Novo Prado, o CRAS-I atende também as famílias que necessitam de assistência social ou que vivam em situação de vulnerabilidade e de risco social nos bairros Várzea Alegre, Marotinho, Fátima, São Domingos, Canaã, Tassizão e Santo Antônio. Os demais bairros, como o Liberdade, Furlan, URBIS-II e URBIS-III, Primavera, Bela Vista, Jaqueira e Itatiaia são atendidos pelo CRAS-II, localizado no último bairro citado.
Nilzete Pereira informou ao Portal Cocobongo que pelo menos mil famílias são atendidas por ano em cada Centro, que conta com uma coordenadora, duas assistentes sociais, uma psicóloga e equipes de auxiliar administrativo e auxiliar de serviços gerais. Só no CRAS-I são 12 pessoas trabalhando para atender as pessoas que precisam de auxílio.
O Centro de Referência de Assistência Social desenvolve diariamente algumas atividades direcionadas para públicos específicos como idosos, gestantes, adolescentes e crianças. São palestras educativas, oficinas e cursos de capacitação para geração de renda como bordado, macramê, pintura em tecido e fabricação de sabão. As famílias assistidas ainda têm no CRAS acesso a serviços como cadastro social, encaminhamento para emissão de carteira do idoso (intermunicipal e interestadual), acompanhamento psicossocial e acolhimento psicológico (individual ou de grupo).
O CRAS ainda funciona como um centro de triagem que encaminha seus assistidos para programas como o Projovem, PETI (Programa de erradicação do Trabalho Infantil) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), de acordo com a necessidade de cada um, “as pessoas mais necessitadas vêm até a gente e a partir daí nós começamos uma averiguação das necessidades dessa pessoa e de sua família, se a família tem uma criança entre seis e 15 anos que fica muito tempo na rua ou em situação de trabalho infantil nós encaminhamos para o PETI, se essa família tem um adolescente entre 15 e 17 anos precisando de capacitação, encaminhamos para o Projovem Adolescente e assim por diante”, explica a psicóloga Carolina Cavalcanti Monteiro.
Ela acrescentou que os casos de maior incidência no dia-a-dia do CRAS-I ainda são os de abuso sexual de menores, “as vezes nós fazemos visitas as famílias assistidas e nos deparamos com crianças enfrentando problemas de convivência e, quando apuramos, descobrimos que tal comportamento é em decorrência de um abuso sexual, nesse caso essa família é encaminhada para o CREAS”, destaca Carolina.
Além do CRAS-I e CRAS-II, uma terceira unidade com uma equipe independente, chamada de CRAS Volante presta atendimento às comunidades do interior do município. Participaram da inauguração os vereadores Jose Augusto Santos Brito – ‘Zé do Bolo’ (PTB), Evandro de Jesus – ‘Evandro Enfermeiro’ (PHS), Adriano Pinaffo (PV) e Joscelia de Souza – ‘Ju’ (PT). Estavam presentes também os secretários Evando Rodrigues, do Desenvolvimento Social, e Solange Chagas, da Agricultura, o vice-prefeito Luiz Mario da Silva Lima (PP) e o prefeito Manoel Pedro Rodrigues Soares – ‘Pedro da Campineira’ (PSD).
Para o secretário Evando, a mudança de endereço do CRAS-I objetiva melhorar ainda mais o acesso oferecido aos moradores dos bairros circunvizinhos, “vocês puderam ver que o local é amplo, bem arejado, enfim o CRAS-I está bem instalado, isso possibilita um atendimento melhor as famílias que precisam dos serviços oferecidos aqui, isso é o cumprimento de uma promessa de campanha, o prefeito prometeu que melhoraria o atendimento em todos os serviços oferecidos na área social e, agora, está cumprindo”, destaca Rodrigues.
Já o prefeito, num rápido discurso feito antes do desenlace da fita, afirmou que valeu o investimento porque aquela unidade vai oferecer conforto aos mais humildes, “se vamos ajudar aos menos favorecidos e sei que vamos, então já valeu a pena cada centavo empregado”, disse Pedro acrescentando que as coisas só acontecem quando há união e boa vontade, “se cada um de nós der a nossa contribuição teremos uma Itamaraju muito melhor”. O chefe do Executivo itamarajuense ainda parabenizou a toda equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social pelo excelente trabalho que vem realizando.
Por Nilson Chaves/Cocobongo