Inicio > DESTAQUE, NOTÍCIAS > Dia de Combate a Tuberculose é lembrado pela Secretaria de Saúde de Itamaraju    
24/03/2013

Dia de Combate a Tuberculose é lembrado pela Secretaria de Saúde de Itamaraju

Dia de Combate a Tuberculose é lembrado pela Secretaria de Saúde de Itamaraju

Siga-nos no twitter: @sitezipix

O Dia de Combate à Tuberculose (24/03) não é uma data para comemoração. É sim uma ocasião de mobilização mundial, nacional, estadual e local buscando envolver todos as esferas de governo e setores da sociedade na luta conta esta enfermidade. É o marco fundamental de uma campanha para a intensificação das ações de controle da doença.

Porém as ações para conscientizar a população feita pela Secretaria Municipal de Saúde de Itamaraju foram realizadas na sexta-feira (21/03) no dia mundial da água, devido à data cair no domingo (24), uma vez que o fluxo de pessoas pelo centro é reduzido e o comércio local fechado. Com mobilizações por toda a cidade as informações transmitidas pela equipe de Marleide Monteiro, enfermeira do Programa de Hanseníase e Tuberculose, foram através de panfletagem e mensagens de alerta sobre os possíveis sintomas da doença, como prevenir e quais atitudes tomar caso verificado infecção.

Pôde-se também observar a equipe da EMBASA realizando um trabalho de conscientização de preservação do Rio do Ouro e riscos de transmissão de doenças ao ingerir água não tratada.

tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria chamada “bacilo de Koch”.A transmissão ocorre através do ar. Enfermos não tratados costumam eliminar grande quantidade de bactérias no ar ambiente tossindo, falando ou espirrando. Estes micróbios podem ser inspirados por pessoas saudáveis, levando ao adoecimento.

Os principais sintomas são tosse (por mais de 15 dias), febre (mais comumente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil. Além do pulmão, a doença pode ocorrer em outros órgãos como as meninges (meningite), ossos, rins e etc. A doença é curável através de tratamento com remédios fornecidos gratuitamente nos Postos de Saúde.

É muito importante que os pacientes com tuberculose não interrompam seu tratamento, para evitar o surgimento de micróbios resistentes aos remédios e o adoecimento de novas pessoas.

Com informações do Site Voceaki.com