Programa Saúde na Escola de Itamaraju realiza reunião com diretores das escolas
Siga-nos no twitter: @sitezipix
Aconteceu na tarde de quinta – feira (18) uma reunião do Programa Saúde na Escola envolvendo diretores e coordenadores das escolas municipais e estaduais de Itamaraju, com objetivo de traçar planos estratégicos e medidas para elaboração da agenda escolar de visitação às instituições, onde serão realizadas atividades de monitoramento, prevenção e conscientização a respeito de riscos existentes relacionados à saúde.
O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos alunos, e tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção da saúde, de prevenção de doenças e agravos e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.
O programa é constituído por cinco componentes: Avaliação das Condições de Saúde das crianças, adolescentes e jovens que estão na escola pública; Promoção da Saúde e ações de Prevenção de doenças e de agravos à saúde. O Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) integra-se a esse componente; Educação Continuada e Capacitação dos Profissionais da Educação e da Saúde e de Jovens; Monitoramento e Avaliação da Saúde dos Estudantes; Monitoramento e Avaliação do Programa.
Em Itamaraju o programa funciona em parceria entre a secretaria de educação e saúde, sendo coordenado pela Enfermeira Coordenadora Neralice Fernandes e a Professora Coordenadora Ivete Oliveira, que abordaram na reunião a necessidade de visitação nas escolas com palestras e ações tratando cada caso individualmente, pois tem origens diferentes, como por exemplo, gravidez na adolescência, Drogas, Dengue, AIDS/DSTs entre outros.
Na oportunidade foi apresentada às diretoras a Campanha Nacional da Hanseníase e das Verminoses, a ser realizada nacionalmente no período de 20 a 24 de maio, e antecipado por questões administrativas em Itamaraju devido sua grande extensão territorial, com 77 escolas (sede e interior), de forma que todos os alunos sejam atendidos pela mobilização.
Durante a reunião, a Enfermeira Coordenadora da Campanha em Itamaraju, Marleide mostrou como serão executadas as ações da Campanha nas Escolas do município e demonstrou seu interesse no empenho das equipes para que o trabalho seja eficiente e o objetivo das ações seja alcançado.
Com o Slogan “Hanseníase e Verminoses têm cura. É hora de prevenir e tratar”, a campanha tem o objetivo de aumentar o diagnóstico precoce e diminuir o índice das doenças no município, que vem registrando altos índices em crianças de 5 a 14 anos.
Durante a mobilização, os professores irão comunicar a família do aluno e entregar a ficha de autoimagem para os pais dos alunos para que em casa preencham as informações necessárias. Se a criança tiver alguma mancha na pele, informações como há quanto tempo surgiu, se a mancha coça ou dói, a cor e se já aconteceu algum caso de hanseníase na família serão levantadas. Após esta etapa, essas informações serão analisadas e se identificada, a criança com sinais da doença será encaminhada para o profissional médico e posterior diagnóstico e tratamento, sem custos.
Em entrevista, a secretária de saúde Jane Matos demonstrou seu empenho na realização das atividades relacionadas ao bem estar e qualidade de vida dos alunos dentro e fora das escolas, parabenizou a equipe pelo trabalho que vem desempenhando e afirmou estar convicta do sucesso do planejamento traçado, uma vez bem elaborado e disposto em datas específicas, para atender todos os estudantes ativos nas redes municipal e estadual de ensino.
Por Pietro Frazon/VOCEAKI.com