Secretaria de Educação de Itamaraju discuti sobre a qualidade da merenda escolar
Siga-nos no twitter: @sitezipix
O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira (25) no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, com a presença de diretores da rede municipal de ensino, da secretária de Educação Dilza Reis, a nutricionista Alvanira Silva do Nascimento, o coordenador da Agricultura Familiar Osmar Azevedo Silva e coordenadores da merenda escolar.
A secretária Dilza Reis relatou que o encontro teve como ponto principal compartilhar ideias de como otimizar a merenda escolar, montando um cronograma de ações voltado para questões como qualidade e valor nutricional. “Já entendemos que as crianças só aprendem quando se alimentam bem. Então a partir daí estamos montando o valor nutricional para os cardápios das cozinhas das escolas com itens que oferecidos pelo município”, informou Dilza Reis.
A nutricionista Alvanira Silva do Nascimento faz o acompanhamento juntos aos diretores e coordenadores, como qual tipo de alimento deve ser oferecido diariamente para que as refeições não sejam repetitivas e realizando treinamentos como as merendeiras dando mais conhecimento sobre manipulação e higienização, para que o alunado possa ter uma merenda de qualidade.
Foi informado também durante o encontro que 30% do valor da merenda escolar devem ser oferecidos em parceria com a Agricultura Familiar. “Em Itamaraju é fato que a lei é cumprida. Os agricultores entregam os alimentos frescos e de qualidade vindos diretamente da zona rural”, disse Alvanira.
A nutricionista mostrou um quadro de como oferecer a refeição para o aluno, sendo que neste prato deve ter uma combinação de carboidratos, sais minerais e proteínas. “Precisamos começar pela alimentação bem distribuída com valor nutricional correto, pois isso influencia diretamente da condição do aluno de aprender”, assegurou.
Por Lênio Cidreira