Prefeito estuda reestruturação do HMI de Itamaraju
Siga-nos no twitter: @sitezipix
O prefeito Manoel Pedro Soares (PSD) visitou nesta sexta-feira (24) o Hospital Municipal de Itamaraju (HMI) acompanhado da secretária de Saúde, Jane Matos, da diretora administrativa da unidade Simone Benigno e o médico Jorge Cleber Lopes, esse que é especialista em gestão e reestruturação de hospitais públicos e privados. Entre outros cargos o médico Jorge Cleber já foi diretor clínico do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF).
A secretária de saúde Jane Matos relatou que o objetivo do projeto que hora se inicia, é reestruturar e qualificar o atendimento no Hospital Municipal de Itamaraju (HMI) e para isso está sendo feita uma avaliação de tudo que é necessário para equipar adequadamente a unidade hospitalar. “Após essa avaliação será passado o estudo técnico ao gestor e ele definirá as ações que deverão ser adotadas”, disse.
O médico Jorge Cleber Lopes disse que a visita a convite do prefeito Manoel Pedro Soares, teve a finalidade de levantar informações, conhecimento médico e, sobretudo um estudo técnico do atendimento hospitalar de Itamaraju. “Pela minha análise inicial percebi que muitos investimentos já foram feitos, mas além das adequações, precisamos iniciar um choque de gestão nesse ambiente, principalmente humanizar o atendimento e comprar novos equipamentos, possibilitando que procedimentos médicos mais complexos sejam feitos aqui mesmo”, relatou.
Ainda segundo a secretária Jane Matos o plano é que seja feita a implantação de todos os serviços necessários para o atendimento de Urgência e Emergência, com foco no atendimento de toda a população. Além de novos equipamentos e profissionais para o setor de ambulatório, a gestão municipal visa reestruturar a emergência, incluindo a ortopedia e traumatologia.
“Resido e trabalho em Teixeira de Freiras há 40 anos, trabalhamos na implantação de toda estrutura de saúde do município, que hoje todos sabemos até cirurgia cardíaca executamos. Quase a totalidade dos procedimentos médicos hoje existentes são feitos em Teixeira de Freitas. Acredito que o mesmo pode acontecer em Itamaraju pelo posicionamento estratégico, pelo quantitativo populacional, pela economia local e, sobretudo por essa visão que o prefeito Pedro da Campineira tem. Conforme eu dizia, há mais de quatro décadas que estou na região trabalhando e não vi ninguém aqui ousar dentro de Itamaraju com uma proposta de trabalho que está sendo traçada agora. É louvável e não temermos que nós vamos fazer uma revolução”, afirmou o médico Jorge Cleber.
Nós precisamos focar naquilo que não dá pra transferir. Se a gente pudesse transferir tudo, não precisaríamos desse hospital aqui. Como que nós vamos ficar deslocando dezenas e dezenas de pacientes pra Teixeira de Freitas, pacientes que poderiam ser operados aqui. Cirurgias ortopédicas, cirurgias da média complexidade, a saúde da mulher, a saúde da criança, as doenças agudas que não podem esperar. Então o objetivo principal, o foco principal, o passo principal será esse: o atendimento completo ao trauma, a execução das cirurgias de médio porte e a organização das unidades de suporte à vida. Para isso um investimento grande precisará ser feito”, informou o prefeito Manoel Pedro.
Inicialmente o gestor municipal estuda a viabilidade da implantação imediata de um núcleo de assistência ao paciente grave, tanto que alguns equipamentos já estão sendo avaliados, especialmente para o setor de tomografia dentro do hospital, intensificador de imagem, que são equipamentos que possibilitam a execução de cirurgias ortopédicas mais rapidamente.
No projeto inicial também consta a montagem de unidades avançadas de suporte à vida, como usina pra produzir oxigênio, visando baixar o custo com a produção dentro da cidade e, sobretudo a contratação das equipes especializadas. “O objetivo do prefeito Pedro da Campineira é trazer os melhores profissionais das áreas cirúrgica, anestesiologia, ortopédica, e de outros setores que precisam pra oxigenar o ambiente profissional. Então a gente precisa avançar com esse projeto”, ressaltou a secretária Jane Matos.
No final da visita ocorrida nesta sexta-feira (24) o prefeito Manoel Pedro Soares (PSD) disse que Itamaraju está dando um passo muito importante nos próximos dias, para que a melhoria no setor de saúde aconteça. “Estamos avaliando a reestruturação no serviço de saúde hospitalar de Itamaraju, será um marco histórico para a população. Essa é a melhor resposta dada ao setor tão importante para todos. Acredito que em breve já estaremos colocando em prática esse novo projeto”, informou.
Por Ronildo Brito e Lênio Cidreira